Dicas de Sucesso Para Uma Entrevista de Emprego

Dicas para ter sucesso em uma entrevista de emprego

Para que tenha sucesso em uma entrevista de emprego é fundamental que atenda a alguns pontos principais. No entanto, é importante ressaltar que deve adaptar as dicas à sua situação, personalidade e cultura da empresa.

 Pesquise sobre a empresa

 Primeiramente, procure saber sobre a cultura da empresa. No entanto, como você não a conhece deve procurar informações em seu site. Basicamente, basta ler a história da empresa e a sua missão, visão e valores. Visto que essas informações podem ser a base do direcionamento das respostas no decorrer da entrevista de emprego.

Cultura formal ou informal?

Essa questão irá direcionar outros fatores importantes, como sua vestimenta, por exemplo. Caso a sua entrevista ocorra em uma Startup, poderá se vestir de uma forma mais casual. No entanto, se a empresa é muito tradicionalista , dificilmente poderá se vestir de uma forma muito simplificada.

Empresa tradicional ou ambiente descontraído?

Por isso, é importante se atentar a esse ponto para que não se vista de uma forma muito diferente dos demais candidatos. Além disso, a formalidade já foi regra em muitas empresas, entretanto, na atualidade isso pode soar até estranho dentro do processo seletivo, como é o caso de uma startup como citamos. Pois, as pessoas geralmente não são apegadas a esse tipo de tradicionalismo e formalidade.

Respostas assertivas e direcionadas

A assertividade das respostas direciona sua entrevista. Leia nosso artigo sobre a metodologia Star para que possa alinhar a sua vivência dentro desse método. Dessa maneira, poderá responder perguntas pessoais de uma forma que não torne o processo muito prolongado e nem muito sucinto, evitando assim que fique aquém do seu potencial dentro da entrevista de emprego.

 Entrevistas feitas em grupo

 Caso a sua entrevista de emprego ocorra em grupo, aguarde a sua vez para falar e não interrompa os demais participantes. Bem como, mantenha contato visual com o entrevistador na sua vez de falar.

Não se direcione pelo que os demais falam, isso é notório no processo seletivo e pode demonstrar insegurança por parte do participante.

Atente-se ao seu processo e direcione suas respostas 

Sendo assim, atente-se às suas informações para que responda assertivamente a pergunta, independentemente das respostas dos demais participantes.

 Seja cordial e cumprimente todas as pessoas no ambiente, isso demonstra respeito com seus colegas em todo o processo seletivo. Dessa maneira, irá aumentar suas chances de obter sucesso em uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.