Dicas de Português: Termos e equívocos que você deve evitar na redação do Enem

Há usos na fala popular que devem ser evitados na escrita.

Há termos da fala popular ou mesmo erros gramaticais que são comuns no dia a adia, mas que o estudante deve evitar na redação do Enem. Uma das exigências para a redação é o uso da linguagem formal e a observância das regras gramaticais.

Desse modo, é preciso evitar cometer erros que passam despercebidos na fala coloquial. Confira alguns casos abaixo.

Haviam muitas pessoas no local”

É comum que algumas pessoas estabeleçam uma concordância para o verbo haver de modo inadequado. Na frase Haviam muitas pessoas no local o verbo tem o sentido de existir, desse modo, não há um sujeito com o qual concordar. Desse modo, o emprego correto é Havia muitas pessoas no local.

“A questão é meia problemática”

Também é comum que as pessoas empreguem a variação de gênero quando não se aplica. É o caso da frase A questão é meia problemática. Quando se refere a um adjetivo, a palavra em destaque é um advérbio, portanto deve permanecer invariável. Assim, meia só deve ser usada para a peça de roupa que cobre o pé ou como numeral. Nesse caso, a frase correta seria A questão é meio problemática.

A nível de

Outra expressão que você deve evitar na redação do Enem é a nível de. Essa expressão é um modismo criado ao longo dos anos e não deve ser usada senão para indicar nivelamento, como em Ao nível do mar. A expressão correta para usar na redação é em nível de: O problema está em nível de diretoria.

Poblema ou pobrema

Outro equívoco comum que pode passar despercebido pelo candidato na escrita da redação são as formas poblema pobrema, por serem comuns entre muitos falantes brasileiros do português. Contudo, a forma correta da palavra é problema.

Seje ou esteje

Por fim, há ainda os usos de seje esteje. Apesar de ser comum ouvir esses termos no dia a dia, o seu uso é em um erro grave na escrita formal. O verbo ser termina em –er, por isso, no presente do subjuntivo, leva a vogal básica “a” na sua terminação. Desse modo, a forma correta é seja. O verbo estar, por sua vez, é uma exceção da regra que determina a vogal básica, desse modo, sua forma no presente do subjuntivo é esteja.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui seu comentário!

Confira Escrita acadêmica: 5 dicas para melhorar o seu texto.
Veja também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.