Nelson Mandela: Dicas de filmes sobre o ativista

Nelson Mandela (1918 – 2013) foi um advogado, ativista político e presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, além de ser uma das maiores figuras públicas do mundo contemporâneo. 

A saber, Nelson Mandela liderou o movimento contra o “apartheid” na África do Sul e por isso acabou preso por 27 anos em seu país. 

Nelson Mandela tornou-se um dos símbolos da luta racial em todo o planeta e por isso sua história acabou sendo demonstrada em diversos filmes e documentários. 

Se você está se preparando para o Enem “Exame Nacional do Ensino Médio” e demais vestibulares, ficar por dentro da história de Nelson Mandela poderá ajudá-lo em algumas questões assim como na redação. 

Por isso, selecionamos uma lista de filmes e documentários sobre ele. Além disso, estudar por filmes tornou-se uma maneira alternativa de estudar para futuras avaliações. 

Filmes e documentários sobre Nelson Mandela

Veja abaixo uma lista de filmes e documentários sobre o líder político Nelson Mandela. 

Invictus

O filme mostra a trajetória de Nelson Mandela quando ele é recém-eleito presidente da África do Sul, mesmo com ela ainda dividida por conta do apartheid. 

Entretanto, Mandela enxerga uma oportunidade de unir a população através da Copa do Mundo de Rúgbi. Ademais, o filme é dirigido pelo ator e diretor Clint Eastwood. 

Mandela: Son of Africa, father of a nation

O documentário do ano de 1996 mostra a vida de Nelson Mandela, inclusive sua adolescência, carreira e o seu primeiro casamento. 

O longa demonstra diversos momentos históricos do líder, assim como várias entrevistas com ele. 

Mandela: A luta pela liberdade

O filme conta a experiência de Nelson Mandela durante os anos em que ele ficou preso, por meio de relatos do guarda do presídio James Gregory. 

Gregory, juntamente com Bob Graham escreveu o livro que serviu como base no roteiro. Segundo Gregory, Mandela o fez mudar de opinião sobre o apartheid. 

Viva Mandela

O documentário apresenta a luta de Nelson Mandela contra o movimento de segregação racial conhecido como apartheid e que levou milhares de pessoas a escravidão e morte na África do Sul. 

O filme é narrado pelo ex-presidente da Zâmbia David Kaunda que tornou-se o primeiro presidente do país após a independência do país dos britânicos. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre Nelson Mandela?

Não deixe de ler também – História: Entenda o Apartheid e o racismo institucionalizado na África do Sul

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.