Saiba Como Agir Em Uma Entrevista de Emprego

Dicas para agir em uma entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego pode ser um fator de ansiedade para o candidato, por isso, preparamos algumas dicas para que possa aumentar suas chances de sucesso em sua trajetória profissional.

Currículo assertivo 

O seu currículo é sua apresentação profissional, por isso, precisa ser feito de uma maneira que corrobora seus objetivos, assim sendo, facilita a condução da entrevista.

 Autoconfiança

Não é fácil ter autoconfiança em uma entrevista, principalmente quando há muitas candidatas ou quando a posição oferecida interessa muito ao profissional. No entanto, buscar entender o seu melhor pode ajudá-lo na entrevista. Uma vez que ao confiar no seu potencial poderá explanar melhor suas ideias durante a entrevista e diminuir a ansiedade.

Pode relatar a algum amigo próximo ou para si mesmo suas experiências profissionais, dessa forma treina a sua fala e o direcionamento de suas ideias.

Verifique a melhor maneira de informar ao selecionador sua trajetória, habilidades e competências. Assim, evite palavras que possam trazer alguma dificuldade de pronúncia mesmo. Bem como, conte sua trajetória profissional em ordem cronológica, porém, de forma sucinta. Dessa forma, será mais natural direcionar sua experiência para a necessidade da empresa.

 A primeira impressão faz muita diferença numa entrevista

Tente ter uma postura confiante, mesmo que você esteja muito ansioso. Respire fundo e elabore frases num tom de voz calmo, prestar atenção na sua respiração pode ajudar nessa questão. Dessa forma, ocorre um enquadramento que irá estruturar a primeira impressão do recrutador sobre você. 

O corpo fala – e não é pouco!

A postura corporal diz muito sobre uma pessoa e o selecionador é uma pessoa preparada para entender isso. No entanto, não permita que essa observação seja um fator a mais para te deixar ansioso, ao contrário, use essa informação a seu favor.

Evite deixar mãos cruzadas, braços fechados e pernas cruzadas na direção oposta ao entrevistador. Esse cruzamento denota um fechamento inconsciente de si. Quer dizer que você está fechado para as informações daquela pessoa. 

Por isso, respire fundo e mantenha uma postura ereta. Um ponto importante, principalmente para as mulheres, deixe a bolsa ao lado, ou, se houver algum lugar para colocá-la, coloque-a calmamente. Pois, colocar a bolsa na frente do seu corpo como se fosse um escudo, também passa a mesma impressão.

Você se preparou e fez o seu melhor – reconheça seu esforço!

 Porém, você já trabalhou sua respiração, verificou seu currículo, elaborou sua trajetória, conhece suas competências e sabe da necessidade da empresa.

Sendo assim, ter uma postura aberta será algo muito mais natural para que possa passar ao selecionador a mensagem que deseja sobre a sua competência para ocupar a vaga oferecida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.