Dicas de documentários sobre problemas urbanos 

Os problemas urbanos tornaram-se ao longo dos anos um verdadeiro desafio para as grandes cidades do mundo. 

Por isso, aqui no Brasil não seria diferente, sobretudo os mais pobres sofrem por conta da falta de infraestrutura, moradia, transporte, entre outros problemas urbanos. 

Dessa maneira, os problemas urbanos acabaram virando pauta de bastante debate, principalmente entre os governantes e instituições sociais. 

Afinal como conseguir amenizar os problemas urbanos em meio ao crescimento desenfreado das metrópoles nos últimos anos. 

Por conta disso, selecionamos documentários importantes sobre o tema para ajudá-lo na preparação para vestibulares e Enem. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro das dicas!

Dicas de documentários sobre problemas urbanos

Selecionamos algumas dicas de documentários sobre problemas urbanos, veja abaixo!

A escala humana (2014)

O documentário mostra como em pleno século XXI, ao menos cerca da população do mundo vive em áreas urbanas e segundo especialistas o número pode subir para 80% em 2050. 

O filme reúne depoimentos de pensadores, arquitetos e urbanistas em torno da vida moderna, questionando sobre o que acontece quando as pessoas passam a ser o centro do planejamento. 

Ponto de Vista (2015)

O documentário demonstra vários pontos de vista diferentes e discute vários assuntos como por exemplo a dinâmica de alteração do espaço geográfico. 

Para através dele garantir aos moradores do entorno do Elevado Costa e Silva que não fiquem expostos ao processo de gentrificação que consiste na substituição de moradores de baixa renda por outros mais ricos. 

Ocupados (2016)

A crise habitacional é retratada neste documentário através da luta por moradia do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) na ocupação “Dona Deda” que teve 400 famílias cadastradas na cidade de São Paulo. 

A obra mostra imagens desde a montagem até a organização do acampamento, assim como as manifestações promovidas pelo grupo. 

O documentário busca demonstrar a realidade da luta por moradia na cidade de São Paulo e como ocorrem as ocupações. 

Bike Vs Carros (2015)

O documentário busca discussões sobre a mobilidade urbana e como o mundo enfrenta problemas relacionados ao clima, recursos naturais e cidades. 

No entanto, a indústria de automóveis continua em expansão e por isso ciclistas e ativistas buscam mudanças na mobilidade das cidades. 

E então, gostou das dicas de documentários sobre problemas urbanos?

Não deixe de ler também – Enem e vestibular: Dicas de filmes medievais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.