Como limpar a pia da cozinha 

Confira as nossas dicas para deixar sua pia brilhando

Afinal, como limpar a pia da cozinha? Apesar de ser uma parte comum da nossa casa, muita gente não consegue deixar esse cantinho sempre perfeito. Assim, muitas vezes, o mau cheiro também acomete essa parte da casa, dificultando assim toda a limpeza. Então hoje, as dicas incríveis que iremos te passar vão resolver o problema. 

Aprenda como limpar a pia da cozinha

A limpeza da pia da cozinha pode ser algo muito simples, mas não é porque é simples que pode ser feita de qualquer maneira. Então, hoje vamos te mostrar truques de como limpar a pia da cozinha! Confira!

Início da limpeza da pia

Todos os dias, após lavar as vasilhas e arrumar a cozinha, limpamos a pia, não é mesmo? Mas que tal fazermos uma limpeza geral pelo menos uma vez na semana?

Para começar, deixe a sua pia completamente livre. Retira porta detergente, escorredor de louça, ou seja, tudo que estiver em cima da bancada.

Verifique se não há resíduos de comida no ralo e se tiver retire tudo.

Começando a limpeza

Em uma esponja bem macia, coloque detergente neutro e esfregue toda a sua pia. Em seguida, enxague e vamos para outras etapas.

Depois de lavar e enxaguar, pegue um pano macio e umedeça com vinagre Então, passe este pano nos cantos da pia, inclusive na parte de dentro.

Limpe o encanamento com soda cáustica

Pelo menos uma vez por mês, coloque 5 colheres de sopa de soda cáustica no ralo da pia e jogue água fervente. Mantenha o rosto afastado ao realizar este procedimento para não aspirar e para que não respingue em suas mãos e braços. Então, este procedimento é importante para eliminar crostas e sujeiras nos canos e impedir o entupimento.

Limpe o encanamento com produtos menos abrasivos

No lugar da soda, você pode usar o bicarbonato de sódio. Para isso, use 10 colheres de sopa de bicarbonato e um litro de água fervente. Os cuidados são sempre os mesmos: afaste seu rosto e proteja suas mãos!

Limpe o armário da sua pia

Caso você tenha um armário debaixo de sua pia, retire todas as panelas dele e o limpe muito bem. Para esta limpeza, basta um pano bem úmido com vinagre de álcool em todas as prateleiras e depois um pano seco. Inclusive, a limpeza do armário com vinagre é muito boa para evitar que surjam pequenas aranhas ou outros visitantes indesejados no local.

Para cada pia, um jeito de limpar

Grande parte dos produtos caseiros podem ser usados em todos os tipos de pia, mas é essencial ter cuidados especiais em alguns materiais.

Pia de Inox

Pia de Inox - Reprodução Canva
Pia de Inox – Reprodução Canva

Não lave com esponjas e produtos abrasivos para não riscar a sua pia. Então, sempre opte pela parte macia da esponja com detergente neutro. Caso queira dar um brilho especial, você pode usar produtos específicos para este fim ou esfregar limão. Assim, o bojo de sua pia ficará brilhando!

Pia com bojo de cobre 

Se você tiver a sorte de ter uma pia de cobre, é só água e detergente, lavando, em seguida, com bastante água. O cobre tem a capacidade de eliminar germes, então a higienização é garantida.

Pia com bojo de pedra 

As pedras são matérias-primas porosas e isso facilita a existência de bactérias. Se o bojo de sua pia for de pedra, o ideal é realizar a higienização todos os dias. Lave com detergente e água, mas aposte em uma misturinha de vinagre e bicarbonato para impedir que bactérias se desenvolvam.

Vale também usar cloro ativo para higienização deste material. E depois de lavar a pia, sempre passe um pano seco para tirar o excesso de água.

Limpando tudo que tirou da bancada

Uma pia limpa significa que os utensílios e acessórios das bancadas também estejam limpos. Assim, lave bem todos eles antes de colocar de volta.

Escorredor de louça 

Aposte em lavar com vinagre de álcool e tenha atenção com os “cantinhos”, pois, por ficarem úmidos, podem desenvolver lodo. Se o seu escorredor for de inox, pode usar o vinagre, mas enxague depois e deixe-o secar.

Esponjas 

Geralmente damos pouca atenção para a higienização das esponjas de lavar louça, mas não deveria ser assim, pois elas têm um potencial enorme de desenvolver germes e bactérias. Então, para evitar isso, depois de usar as esponjas, coloque-as para secar.

Pelo menos uma vez por semana jogue vinagre de álcool na esponja e coloque no micro-ondas por 3 minutos. Assim, isso higieniza a esponja e ainda facilita a limpeza do aparelho. Em seguida, ao retirar a esponja, passe um pano no interior e ele estará bem limpinho e higienizado!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.