Como estudar em casa em tempos de pandemia?

Se você busca por dicas de como estudar em casa, saiba que a gente lhe entende. Afinal, em tempos de pandemia, manter a concentração plena nos estudos remotos tem sido um grande desafio. A motivação para estudar, por exemplo, pode parecer escassa, além de que o medo e as incertezas diante do futuro próximo também têm sido extremamente desgastantes.

Dessa forma, criar uma atmosfera mais equilibrada, que priorize a sua saúde mental, é o primeiro passo para atingir êxito nos estudos. Para saber mais, considere acompanhar as nossas dicas de hoje!

Como estudar em casa em tempos de pandemia?

Estudar em casa pode parecer um verdadeiro desafio para muita gente, especialmente para aqueles que nunca viveram uma experiência deste tipo. Mas, como tudo que é novo e desconhecido, podemos desenvolver habilidades que melhorem o nosso desempenho nos estudos. Abaixo explanamos algumas dicas de como estudar em casa em tempos de pandemia:

1- Tenha horários fixos, como se fosse sair de casa

Você já deve ter ouvido falar diversas vezes sobre a necessidade de criar uma rotina de estudos, não é mesmo? Pois bem, isso é simplesmente indispensável se você quer realmente aprender a como estudar em casa.

Afinal, a procrastinação pode aparecer se você simplesmente não tiver um horário específico para os seus estudos. Por isso, marque um horário para que você siga como se estivesse saindo de casa para estudar. Vale até fazer uma refeição e se arrumar antes de “ir à aula”. 

Esses rituais irão preparar a sua mente para garantir a concentração nos estudos.

2- Dicas de como estudar em casa: Registre as suas obrigações

Tenha uma agenda/caderno para registrar as suas obrigações. Ou seja, não deixe a sua rotina com “pontas soltas”. A sua mente precisa saber o que deve ser feito para, dessa forma, não ocasionar a falta de concentração ou simplesmente desenvolver a procrastinação. 

Portanto, crie checklist e anote tudo o que precisa ser feito.

3- Estabeleça metas para serem atingidas no dia, na semana, no mês e no semestre

Saiba exatamente o que deve ser feito a cada dia! Afinal, saber apenas que precisa entregar determinado trabalho no fim do mês não irá ajudar a sua mente a se concentrar nos estudos em casa. Isso porque você poderá deixar para “amanhã” e, quando se der conta, tudo acumulou para a última semana.

Por isso, divida as suas leituras, atividades, trabalhos e horas de assistir às aulas em dias, semanas e meses. Assim você organiza o quanto pode estudar por dia, dentro do seu horário fixo.

4- Mantenha o contato com os seus colegas de turma e seus professores

Manter o contato com os seus colegas de turma pode ser uma forma de manter os estudos mais empolgantes, enquanto que o contato com professores poderá enriquecer os seus conhecimentos. Você pode fazer isso através das redes sociais ou até mesmo a partir de vídeo chamada, por exemplo.

5- Busque hábitos que aumentem a sua motivação para estudar

Manter a motivação nos estudos também é importante, e você pode fazer isso diariamente, através de:

  • Estabelecimento de objetivos: Por que você está estudando? Qual a sua pretensão?
  • Estabelecimento de recompensas: Foi bem em uma prova? Comemore!
  • Estabelecimento de rotina: Saber o momento de estudar e de relaxar é importante.
  • Estabelecimento de hobbies e exercícios físicos: Estas práticas promovem bem-estar e fazem você se sentir mais motivado.

6- Tenha um espaço específico para estudar

Procure criar um ambiente específico para você estudar em casa. Lembra quando comentamos do horário fixo para estudar? Pois é! Crie também um ambiente para você “ir à aula”. Assim você cria uma rotina e consegue se concentrar ainda mais.

Lembre-se também de manter a iluminação e organização do ambiente adequadas às suas necessidades.

7- Permita-se sentir medo!

Não fique tentando reprimir os seus sentimentos e emoções. Em tempos de pandemia, sentir medo do futuro é normal e até mesmo necessário. Afinal, o medo é uma proteção, que nos ajuda a criar estratégias mais sadias e coerentes para nós.

Permita-se sentir medo e fale sobre como você tem se sentido! Acredite, isso faz com que muita coisa mude dentro da gente. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.