5 séries sobre ciência para ampliar seu repertório sociocultural

Os conhecimentos científicos estão sempre presentes nas provas dos vestibulares, sejam eles das ciências humanas ou das ciências exatas. Por isso, além de estudar os assuntos nas disciplinas da educação formal, é preciso desenvolver um amplo repertório sociocultural.

Pensando nisso, apresentamos abaixo uma seleção de 5 séries sobre ciência que irão ajudar você a saber diversas curiosidades científicas e a entender diversos fenômenos que só a ciência explica. Confira abaixo!

Projeto Coelho Branco

Em primeiro lugar, apresentamos uma série de 2016, cujo título em inglês é  White Rabbit Project. A websérie é uma obra de ficção científica que promove a investigação científica de diversas tecnologias, como as armas usadas na II Guerra Mundial, por exemplo.

Explicando A Mente

Explicando a Mente foi lançada em 2019 e tem como foco principal explicar o que acontece dentro da cabeça humana. Desse modo, os episódios dessa série proporcionam conhecimento sobre diversos aspectos e curiosidades sobre o nosso cérebro. Temas como memória, sonhos, e drogas psicodélicas são discutidos de forma muito divertida e com linguagem acessível.

The Universe

Nossa terceira dica é uma série do History Channel que aborda as descobertas sobre o universo. Na série é possível entender o impacto da descoberta o universo sobre a raça humana, além de entender melhor o tema que desperta tanto a curiosidade.

A Era dos Dados

Essa série documental mostra, por sua vez, como todos nós estamos conectados de algum modo atualmente. A Era dos Dados aborda uma questão mais atual, que envolve a conexão por meio das redes sociais e a conexão por nuvem, por exemplo. Mas a série debate também temas como o Deserto do Saara e o clima da Floresta Amazônica.

Bill Nye Saves the World

Por fim, apresentamos a série Bill Nye Saves the World, na qual o cientista, apresentador, ator e escritor Bill Nye convida especialistas para debater diversos temas, com uma linguagem que alcança todas as faixas etárias. Os assuntos dessa série são os mais diversos, então é possível assistir episódios sobre o reino animal, sobre vícios, meio ambiente e muito mais. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar no seu texto de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.