Dia Nacional do Livro Infantil: 6 obras imperdíveis

Neste domingo, 18, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Diante de cenários alarmantes acerca da alfabetização na infância no Brasil, não resta dúvidas de que a criação do hábito da leitura surge quase como uma ‘missão impossível’.

Para pais e professores que queiram incentivar os pequenos, entretanto, há uma infinidade de livros clássicos e que costumam ascender o gosto pela leitura.

O que acha de conhecer seis deles? Confira a lista abaixo.

Meu Pé de Laranja Lima

Autor: José Mauro de Vasconcelos

O primeiro livro da lista é infanto-juvenil. Narra a pobreza, a solidão e o desajuste social sob a visão de Zezé, uma criança de seis anos. Na história, expõe seus sonhos e desejos a partir de duradouras conversas com ninguém menos que o seu pé de laranja lima.

Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias

Autora: Ruth Rocha

Outro livro clássico, que envolve as crianças por sua simplicidade e diversão. Consistem em três contos sobre quatro crianças diferentes e que precisam solucionar questões típicas do cotidiano com muita leveza.

A Ilha Perdida

Autora: Maria José Dupré

A trama mostra como Eduardo e Henrique decidem explorar uma misteriosa ilha. Lá, eles descobrem a veracidade das histórias que ouvem sobre o lugar. No decorrer, encontram um velho sábio, que lhes ensina valores importantes.

O Menino do Dedo Verde

Autor: Maurice Druon

Trata-se de uma fábula clássica, que traz à tona diversas temáticas importantes para o universo infanto-juvenil. Por exemplo: o convívio respeitoso em sociedade, conceitos de ética e também de cidadania. Aborda ainda a ecologia de maneira lúdica.

O Pequeno Príncipe

Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Mesmo se você não leu o livro O Pequeno Príncipe, certamente já deve ter ouvido falar sobre o personagem. A obra de 1945, uma das mais famosas do mundo todo, traz diálogos entre um aviador e uma criança. Chama a atenção pelas conversas filosóficas que acontecem com bastante ludicidade e leveza, mas que tratam de assuntos muito relevantes, como sonhos, decepções, escolha por uma carreira, matrimônio e divórcio, entre tantos outros.

Livros de Contos de Grimm

Autores: Irmãos Grimm

Branca de Neve, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e A Gata Borralheira. Va dizer que você não conhece nenhuma dessas personagens?! Estas são somente algumas das criações dos irmãos Grimm, as quais compõem seus contos conhecidos no mundo inteiro.

E então, você conhece algum desses livros infantis? Apresente-os para as crianças, elas irão amar!

Não deixe de ler também – 4 livros de Monteiro Lobato para incentivar a leitura infantil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.