Detran vai emitir 2ª via de GRAÇA para quem perdeu documentos nas chuvas

As taxas para a emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro de Veículo (CRV) serão isentas por 60 dias em 13 municípios que foram afetados pelas chuvas intensas.

O Detran-ES , o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, está oferecendo um serviço de grande ajuda para aqueles afetados pelas recentes chuvas fortes na região sul do estado. Aqueles que transferiram documentos relacionados ao Detran-ES devido a condições climáticas adversárias poderão obter a segunda via desses documentos sem qualquer custo.

Isenção de taxas para CNH e CRV

As taxas para a emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro de Veículo (CRV) serão isentas por 60 dias em 13 municípios que foram afetados pelas chuvas intensas. A lista desses municípios inclui:

  1. Alegre
  2. Alfredo Chaves
  3. Apiacá
  4. Atílio Vivácqua
  5. Bom Jesus do Norte
  6. Guaçuí
  7. Jerônimo Monteiro
  8. Mimoso do Sul
  9. Muniz Freire
  10. Muqui
  11. Rio Novo do Sul
  12. São José do Calçado
  13. Vargem Alta

Além disso, o Detran-ES também isentará a necessidade de um laudo de vistoria veicular para os serviços que normalmente requerem esse procedimento.

Atendimento itinerante em Mimoso do Sul

Para ajudar ainda mais os cidadãos afetados, o Detran-ES enviará uma unidade móvel, chamada “Detran Itinerante”, para o município de Mimoso do Sul. Este ônibus está equipado para oferecer serviços relacionados às áreas de habilitação e veículos, incluindo a realização de provas teóricas para a obtenção da carteira de motorista, a emissão de taxas e documentos, e um serviço de esclarecimento de dúvidas para o público em geral.

Agências afetadas e planos de recuperação

Várias agências do Detran-ES foram afetadas pelas chuvas, com algumas inundações e outros danos consideráveis. No entanto, os planos estão em andamento para restaurar essas agências e retomar o atendimento ao público.

Em Mimoso do Sul, a Ciretran foi invadida pela água, chegando até o segundo pavimento e sendo totalmente destruída. Não há previsão de retorno do atendimento nesta agência. A Ciretran de Alegre também foi atingida pela enchente, mas os funcionários já realizaram a limpeza e organização do local, que já retomou seu funcionamento normal.

O Posto de Atendimento Veicular (PAV) de Bom Jesus do Norte, onde entrou água, também já foi normalizado e retomou o atendimento. A agência de Muniz Freire planeja retomar o atendimento na quarta-feira (27), e o PAV de Apiacá voltará a funcionar na quinta-feira (28).

O Detran-ES mobilizou servidores de outros municípios para ajudar na recuperação das agências captadas. Muitos desses servidores também foram afetados pelas chuvas e perderam suas casas e pertences.

Como obter a segunda via dos documentos perdidos

Aqueles que precisam da segunda via dos documentos perdidos podem seguir os seguintes passos:

2ª via da CNH

Os moradores das localidades afetadas pela chuva que perderam ou tiveram sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) danificada podem se dirigir à Ciretran ou PAV do município ou à unidade mais próxima e solicitar a 2ª via semônus. Aqueles que possuem o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) instalado também poderão utilizar a versão digital da CNH como documento.

2ª via de CRV

Os cidadãos que perderam o Certificado de Registro do Veículo (CRV) devido às chuvas também poderão obter a 2ª via sem bônus. Devem se dirigir à agência do Detran-ES mais próxima para solicitar o documento de veículo registrado no Estado.

Reposição de placa

Caso o proprietário tenha perdido a(s) placa(s) do veículo, ele poderá solicitar sua solicitação na unidade do Detran|ES ou diretamente no site.

Baixa total do veículo sem condição de circulação

Nos casos de veículos que se encontrem em estado irrecuperável causados ??por desastres naturais em localidades afetadas na Região Sul do Estado, o proprietário poderá dirigir a unidade do Detran|ES mais próximo para realizar o serviço de baixa total do veículo no sistema do Detran|ES mais próximo para realizar o serviço de baixa total do veículo no sistema do Detran| ES, além da obtenção de Nada Consta de Multas.

Os documentos necessários para esses processos incluem um documento de identificação oficial com foto ou um boletim de ocorrência informando a perda do documento na enchente.

Grande passo de ajuda a comunidade afetada

A iniciativa do Detran-ES de fornecer uma segunda via de documentos gratuitamente para aqueles afetados pelas chuvas é um grande passo para ajudar a comunidade a se recuperar das condições climáticas devastadoras. É um lembrete de que, mesmo em tempos de adversidade, há sempre ajuda disponível para aqueles que mais precisam.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.