Descubra se é vantajoso quitar boletos utilizando cartão de crédito

Você já se viu em apuros por causa de um boleto que estourou o orçamento? Sabia que existe uma solução pouco conhecida para esse problema? Pois é, a boa notícia é que é possível parcelar aquele boleto que está pesando no seu bolso utilizando o seu cartão de crédito!

Às vezes, ultrapassamos nossos limites financeiros ou somos surpreendidos por despesas inesperadas que nos impedem de honrar todas as contas até o final do mês.

Quando isso acontece, o parcelamento de boletos por meio do cartão de crédito pode ser uma saída viável. Mas você sabe como funciona esse processo? E será que vale a pena optar por essa modalidade de pagamento?

Descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto neste artigo completo que preparamos especialmente para você.

Saiba como pagar boleto com cartão de crédito: opções e considerações

Cartão de crédito
Consumidores tem a opção de pagar os seus boletos com cartão de crédito. Imagem: Remessa Online.

Muitas pessoas se perguntam se é possível pagar boletos com cartão de crédito. A resposta é sim, é possível, mas é importante verificar se essa funcionalidade está disponível na sua conta.

Nem todos os cartões oferecem essa opção, sendo que a maioria não permite o pagamento de uma fatura de cartão de crédito com outro cartão.

Todavia, essa facilidade pode ser uma ajuda para quem precisa parcelar boletos, como o IPVA, aluguel ou outras contas, dependendo das taxas e juros do parcelamento.

Existem três formas de parcelar um boleto com o cartão de crédito: através do internet banking, pelo aplicativo do cartão ou do banco, ou pela central de atendimento.

Em alguns casos, é necessário desbloquear essa função em um caixa eletrônico ou até mesmo conversar com o gerente do banco.

No entanto, antes de optar por essa modalidade de pagamento, é importante considerar alguns fatores:

  • É realmente necessário parcelar essa conta ou seria possível juntar o dinheiro necessário e pagar à vista?
  • Você terá condições financeiras para arcar com as parcelas do boleto?
  • Não há uma alternativa mais econômica do que parcelar com o cartão de crédito?

Essas perguntas são fundamentais, pois é fundamental compreender que toda operação de pagamento com cartão de crédito está sujeita à cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Além do IOF, os bancos podem cobrar tarifas adicionais, que variam de um valor mínimo de R$ 1,99 a um máximo de R$ 25,50. Aldemais, há a possibilidade de incidência de juros sobre esse tipo de serviço, assemelhando-se a um empréstimo.

Você pode se interessar em ler também:

Benefícios e considerações ao pagar contas com cartão de crédito

Em determinadas situações financeiras, utilizar o cartão de crédito para quitar contas pode ser uma escolha inteligente e vantajosa.

Entretanto, é crucial avaliar cuidadosamente sua situação financeira atual e se há garantia de que conseguirá pagar a fatura integralmente no próximo mês. Se esse for o caso, não há motivos para hesitar.

Por outro lado, optar pelo parcelamento das contas no cartão de crédito pode ser uma estratégia interessante para evitar atrasos e possíveis consequências negativas decorrentes de dívidas não pagas.

Embora seja importante estar ciente das taxas associadas a esse parcelamento, muitas vezes elas podem ser menores do que as penalidades por atraso.

Mas e se você preferir parcelar suas contas sem recorrer ao cartão de crédito?

Embora seja menos comum, é possível realizar parcelamentos através de boletos bancários. Ao efetuar uma compra, verifique se essa opção está disponível e divida o valor em boletos bancários, assim como faria com o cartão de crédito.

Portanto, antes de decidir como pagar suas contas, analise suas opções com cuidado e escolha a que melhor se adapta à sua situação financeira e necessidades.

Informação adicional

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou uma importante medida desde o início do ano: os juros acumulados em casos de atraso no pagamento da fatura do cartão de crédito não poderão mais exceder o montante da dívida original.

Essa determinação foi oficializada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) durante uma reunião realizada em 21 de dezembro.

Essa decisão complementa o que já estava previsto na Lei do Desenrola, sancionada pelo presidente Lula em outubro, que estabelece um teto para os juros do rotativo do cartão de crédito.

O ministro destacou que essa medida representa um avanço significativo para corrigir distorções no sistema bancário brasileiro, no qual muitas pessoas acabam acumulando dívidas que chegam a ser até dez vezes superiores ao valor original devido aos altos juros aplicados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.