Descubra a causa de seu computador lento e como resolver o problema

computador lento
Imagem: Pixabay

 

O uso de computadores e notebooks aumentou durante a pandemia. O próprio Governo Federal decretou em 2020 que a internet é um serviço essencial.

Ou seja, uma conexão de qualidade é um fator importante. No entanto, em alguns casos o computador fica lento. É preciso saber como resolver esse problema. Veja a seguir:

Uma situação que faz o computador ficar lento é deixar muitas abas do seu navegador abertas. O navegador já utiliza muita memória RAM. Então se houver muitas abas abertas, mais memória será consumida.

Memória RAM é uma tecnologia que dá acesso aos arquivos armazenados no computador. Sua diferença é que ela não armazena o conteúdo de forma permanente. Por exemplo, se você abriu uma página do Notícias Concursos, as fotos e os textos, além de outros, serão salvos na memória RAM até você fechar a página.

Não apenas muitas abas abertas, mas outras ações prejudicam a memória de seu computador, como:

  • Muitas extensões instaladas;
  • Aplicativos pesados abertos.

Por fim, não é necessário que alguns programas estejam funcionando em primeiro plano para influenciar a rapidez de seu computador. Aplicativos que iniciam automaticamente depois de ligar o computador ou verificam atualizações disponíveis também afetam a velocidade.

Outro fator que deixa seu computador lento são os vírus, que podem ter diferentes características como: malwares, trojans, spams, spywares, entre outros.

Além de danificar o software do seu computador, eles deixam sua navegação mais lenta pois funcionam sem você perceber em segundo plano. Isso pode sobrecarregar o processador. Os vírus também ocupam muita memória RAM.

Qual é a solução para o computador lento?

 O primeiro passo é deixar em execução somente o que de fato você está usando. Desabilite programas que funcionam automaticamente em segundo plano. Verifique quais são os programas que iniciam automaticamente e desinstale ou desabilite sua inicialização automática.

Para verificar isso, você precisa abrir o gerenciamento de tarefas. Ele vai mostrar quais programas estão funcionando em primeiro e segundo plano. Pressione juntas as teclas CTRL+ALT+DEL ou pesquise “gerenciamento de tarefas” na barra de busca de programas do seu computador.

Deste modo, será possível notar quais são os aplicativos em uso. Você vai notar a categoria “Aplicativos”, que são os programas abertos em primeiro plano.

O que pode ser desabilitado e como fazer isso?

 Ainda no gerenciamento de tarefas, vá para a aba “Inicializar”. Você vai descobrir os programas que abrem automaticamente.

Todos os aplicativos que estão na coluna “Status” como “Habilitado” iniciam quando o computador é ligado.  Para decidir os aplicativos que podem ser desabilitados, leve em consideração:

  • Os aplicativos menos usados por você;
  • Os aplicativos que não são importantes para o funcionamento do seu sistema.

Para saber mais sobre cada programa, pesquise sobre ele na internet. Assim você vai entender o que ele faz e se é importante ou não para o funcionamento de seu computador. Com base nisso, desabilite ou mesmo desinstale programas obsoletos que não fazem diferença.

Para desabilitar, basta clicar com o botão direito em cima do programa na lista do gerenciamento de tarefas. Depois clique em desabilitar.

Desse modo, você vai fazer uma limpeza no seu computador.

Para desinstalar programas, vá em “Adicionar ou remover programas” na busca por programas do seu computador. Vai abrir uma lista de programas instalados no computador. Clique em cima do que pretende desinstalar e execute a ação.

Depois disso, passe um bom antivírus no seu computador para acabar com os vírus.

Dessa forma você vai otimizar seu computador para funcionar de maneira rápida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.