Desconto na energia elétrica em abril é liberado. Veja como receber

De acordo com o Ministério da Cidadania, Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos na conta de luz para pessoas em situação de vulnerabilidade

Cidadãos em situação de vulnerabilidade social acabaram de receber um desconto na conta de luz neste mês de abril. De acordo com o Governo Federal, o tamanho do abatimento varia a depender das pessoas. No entanto, todos os cidadãos que pegaram o benefício estão dentro da chamada Tarifa Social De Energia Elétrica.

Entretanto, segundo relatos de alguns usuários, a conta de luz deste mês de abril veio sem nenhum tipo de abatimento. Esses cidadãos querem saber o que será preciso fazer para recuperar o desconto nos próximos meses. Segundo o Governo Federal, a resposta pode estar no Cadúnico.

Conforme informou o Ministério da Cidadania, para participar da Tarifa Social de Energia Elétrica, é importante prestar atenção em dois pontos. A primeira exigência é ter uma conta ativa no Cadúnico, a segunda é ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Para este ano de 2022, nós estamos falando de um teto de R$ 606.

Segundo o ex-ministro da Cidadania, João Roma, algumas pessoas não conseguiram receber o desconto nos últimos meses por conta de uma falta de atualização do Cadúnico. Segundo o ex-chefe da pasta que cuida do programa, a ideia é que o cidadão faça a atualização e desbloqueie o benefício.

Não há modo de atualizar o sistema do Cadúnico de maneira remota. Para confirmar a mudança nos dados será preciso se deslocar para um Centro De Referência em Assistência Social (CRAS) ou para uma sede do Cadúnico. Basta se dirigir para o mesmo lugar em que o cidadão fez a entrada na lista.

Mudanças nas regras

Até o final do ano passado, o processo de entrada na Tarifa Social de Energia Elétrica acontecia através de solicitações. Desse modo, o cidadão que pretendia pegar o desconto, precisava se dirigir até uma sede da distribuidora de energia da sua região.

Todavia, essa situação mudou. Desde o início deste ano de 2022, há uma regra nova neste sentido. De acordo com o Governo Federal, não há mais a necessidade de solicitação deste desconto em distribuidoras de energia.

Isso porque a partir de agora o Governo analisa apenas as informações que estão dispostas no Cadúnico. Dessa forma, eles conseguem saber quem são os cidadãos que podem receber o desconto e quem não pode.

É justamente por isso que é importante manter o Cadúnico atualizado. Quem não mantém a atualização, poderá ter menos chances de receber qualquer tipo de desconto por parte do Governo Federal neste momento.

Além do desconto

A Tarifa Social de Energia Elétrica não é o único projeto que está sendo pago pelo Governo Federal neste momento. De acordo com o Ministério da Cidadania, o vale-gás e o Auxílio Brasil também deverão seguir com os seus pagamentos neste mês de abril.

Em comum, há o fato de que todos os programas exigem que o cidadão tenha inscrição ativa no Cadúnico. O vale-gás, no entanto, também aceita contas de pessoas que estão dentro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.