Desafios dos programas de iniciação científica no Brasil

Os programas de iniciação científica (IC) são de grande importância para que alunos de cursos técnicos e superiores entrem em contato com o mundo científico. Contudo, no Brasil, os de iniciação encontram cada vez mais empecilhos a sua realização.

Apesar da importância da IC para o currículo e para a pesquisa acadêmica, no Brasil a atividade não tem sido de fácil realização.

Desafios da pesquisa no Brasil

Isso porque diversos desafios tem se colocado no caminho dos projetos de IC nas faculdades e universidades brasileiras. Alguns dos fatores que são atores da desvalorização do IC são a falta de financiamento e corte de bolsas.

No atual cenário da educação, a maioria das instituições de ensino superior encontra muita dificuldade em angariar recursos para a pesquisa. Sem recursos fica inviável financiar as pesquisas e dar bolsas para os alunos de IC. A compra de equipamentos, de livros, e os serviços de manutenção para laboratórios se tonam cada vez mais difíceis.

Além disso, por conta da falta de apoio institucional, o número de bolsas de pesquisa concedidas aos alunos que fazem a iniciação têm reduzido ano após ano. Contudo, esse corte não ocorre só na iniciação, mas também em níveis de pós-graduação. Assim, até os programas de mestrado e doutorado são afetados.

A pesquisa científica precisa de financiamento para garantir, por exemplo, a dedicação exclusiva dos alunos ao projeto. Com a queda na oferta de bolsas fica difícil manter as atividades de IC, isso é irrefutável.

Para além dessa questão, há também a falta de ajustes dos valores das bolsas ofertadas. A maioria dos estágios fora das universidades pagam valores superiores ao valor da bolsa de IC. Por esse motivo, os alunos preferem as atividades fora da academia.

Tudo isso afeta de modo negativo os projetos de iniciação. Por fim, ainda há a dificuldade para a divulgação dos resultados das pesquisas, o que acaba desestimulando muitos pesquisadores.

Apesar do debate sobre a necessidade de investimento na pesquisa, o cenário só piora. Assim, as instituições de fomento à pesquisa indicam mais cortes todos os anos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Veja também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.