Deputado pede aumento do período da declaração do Imposto de Renda

De acordo com documento enviado ao Governo, ideia é aumentar o prazo para a realização da declaração do Imposto de Renda

O prazo para a declaração do Imposto de Renda pode se tornar um pouco maior. Pelo menos essa é a proposta do Deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ). Nesta última semana, o parlamentar enviou um ofício para o Ministério da Economia. No documento, ele pede para que o prazo para o envio de informações aumente.

Hoje, de acordo com as informações da Receita Federal, as pessoas têm até o próximo dia 30 de abril para fazer o envio dessas informações. A proposta do parlamentar é subir o prazo para o dia 30 de maio. Portanto, se a proposta for aprovada, os brasileiros ganhariam mais de um mês no período total do tempo para o envio.

De acordo com o próprio parlamentar que enviou a proposta, o documento com o pedido já estaria nas mãos do secretário especial da Receita Federal do Ministério da Economia, Júlio César Vieira Gomes. Ele segue analisando o texto e não deu uma resposta. A tendência é que ele dê um parecer ainda nesta semana.

“É grande o número de pessoas e empresas reclamando da dificuldade em conseguir a documentação para finalizar declaração, o que vem trazendo enorme preocupação com a possibilidade do atraso e consequentemente uma multa”, explica o deputado em entrevista para o jornal O Dia nesta semana.

O parlamentar justificou o pedido ao dizer ainda que o mês de abril contará com alguns feriados prolongados como a Semana Santa e Tiradentes. Como ele é um deputado do Rio de Janeiro, lembrou ainda das datas comemorativas de São Jorge e do carnaval de avenida que está marcado para este mês.

Empresas

O deputado disse ainda que há um certo problema com as empresas na entrega de informações para os cidadãos. O processo de declaração do Imposto de Renda exige o envio desses dados de diversas companhias.

Segundo o parlamentar, “inúmeras empresas estão em dificuldade na entrega dos documentos necessários para o preenchimento da declaração, por conta da redução de funcionários na pandemia”.

Em caso de aceitação da proposta, o aumento do prazo passaria a valer não apenas para o estado do Rio de Janeiro, mas para todo o Brasil. Lopes alega que essa é uma situação que estaria atingindo todas as unidades da federação, embora o seu foco seja o seu estado.

Declaração do Imposto de Renda

Como dito, a Receita Federal ainda dará um parecer sobre este pedido. A tendência é que isso ocorra nesta semana. Todavia, é importante lembrar que as novas regras ainda não possuem qualquer tipo de validade.

Dessa forma, segue valendo a ideia de que o período de declaração do Imposto de Renda deve terminar mesmo no dia 29 de abril. Até segunda ordem, esta é a regra que as pessoas devem seguir neste momento.

A dica, de acordo com a Receita Federal, é adiantar a declaração o mais rapidamente possível. Quem deixou para declarar nos últimos dias pode ter problemas com o envio de informações ou mesmo criação de dívidas com o Governo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.