5 dicas de decoração para quarto pequeno

Confira ideias interessantes para tornar o ambiente aconchegante

Atualmente, o quarto pequeno é cada vez mais encontrado nas plantas dos edifícios de apartamentos. Assim, as dicas que preparamos irão te ajudar a decorar este espaço, deixando-o mais aconchegante e gostoso. Por isso, hoje, nós vamos dar 5 dicas de decoração para quarto pequeno.

Dicas de decoração para quarto pequeno -- Reprodução Canva
Dicas de decoração para quarto pequeno — Reprodução Canva

Confira as 5 dicas de decoração para quarto pequeno

Decorar um quarto pequeno pode parecer difícil, mas temos muitas opções para torná-lo um ambiente agradável e gostoso de ficar, relaxar e dormir.

Termine a leitura e veja como é possível transformar este ambiente.

1ª Dica: Aposte nas cores claras para ampliar o ambiente

As cores claras dão a sensação de que o espaço é maior. Sendo assim, para paredes, cortinas, teto e chão, procure utilizá-las.

Sabemos que a cor branca é quase sempre a escolhida para isso, pois ela é mais prática e fácil de combinar com os outros elementos. Porém, existem inúmeras possibilidades nas paletas de cores das empresas que fabricam tintas. Vale a pena pesquisar e escolher, dentre tantas cores claras existentes, a que mais te agradar.

Esta regra não significa que o seu quarto pequeno tem que ser monocromático. Opte por cores e tons mais fortes para alguns dos móveis e objetos, como almofadas, esculturas e quadros. Ou, ainda, escolha uma parede para receber a cor de destaque. Os objetos coloridos trarão mais vida ao espaço, deixando-o com uma decoração mais marcante.

2ª Dica: Invista em prateleiras e nichos nas paredes

As prateleiras e os nichos fazem parte da organização e praticidade de ambientes pequenos, aproveitando os espaços livres das paredes.

Assim, pense: Se você colocar uma prateleira na parede que fica atrás da cama, além de otimizar o espaço, você pode dispensar a cabeceira da cama.

Você pode optar por diversos materiais para produzir as prateleiras e os nichos, podendo ser de ferro, madeira e bem coloridas.

Nos quartos pequenos, as prateleiras e os nichos podem ajudar muito na organização de suas coisas. Você pode guardar nas prateleiras: livros, plantas, objetos, entre tantos outros objetos. Assim, ficará tudo organizado. 

Faça a opção de não colocar muitos objetos decorativos no quarto, para não poluir o visual, além de deixar a aparência de um lugar apertado e sem muito conforto. Dessa forma, opte por colocar objetos necessários na cabeceira, poucos quadros nas paredes e tente não amontoar muitas coisas próximas umas das outras.

3ª Dica: Abuse dos espelhos

Outra maneira de causar uma ilusão de ótica e ampliar o ambiente do quarto, é usar espelhos grandes, que refletem paredes inteiras. Você pode usar os espelhos na porta do guarda-roupas, do lado externo, tomando todo o espaço, do teto ao chão. 

Além disso, também é possível utilizar uma composição de vários espelhos em uma parede, dando a impressão de estar num ambiente muito maior.

4ª Dica: Invista em móveis funcionais de multiuso

Nos quartos pequenos, não é possível pensar em uma grande quantidade de móveis. Sendo assim, você pode pensar em investir nos móveis funcionais multiuso. Assim, cada móvel que possui várias funções pode contribuir para contornar o problema de falta de espaço, de uma forma mais prática e agradável.

Você pode investir, por exemplo, em uma cama baú onde, nesse espaço, sejam guardadas roupas de cama, documentos, malas e elementos de pouco uso na casa.

Já para fazer o seu cantinho de estudo, você pode investir numa escrivaninha dobrável, que usa somente quando for necessário.

5ª Dica: Faça uma iluminação personalizada

Para usar em quartos, a iluminação recomendada é a de luz amarela, que traz conforto e aconchego ao ambiente. Escolha elementos de iluminação que aumentem a claridade e, assim, deixe o quarto com a aparência de ser maior.

Prefira luminárias pendentes ou arandelas que ajudam a clarear bastante o quarto. Além disso, elas são bem úteis para ler à noite.

Para economizar espaço, opte por instalar abajures e luminárias na parede ou no teto, pois deixa o ambiente com visual leve e, por consequência, maior. 

Por fim, não esqueça: Valorize a iluminação natural, aproveite a janela do ambiente como forma de entrada de luz, clareando o ambiente e, consequentemente, dê impressão de um espaço maior.

Agora que você já leu as nossas dicas, aproveite um tempinho livre e planeje a organização daquele quarto pequeno da melhor forma possível! Utilize as inspirações e ideias apresentadas aqui e crie seu próprio estilo de decoração!

Com certeza será muito divertido arrumar, organizar e criar suas próprias decorações que deixarão o quarto com a sua cara e a melhor sensação de acolhimento e aconchego possível! Afinal, um quarto pode até ser pequeno, mas isso não significa que não pode ser incrível e cheio de personalidade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.