Decoração com móveis rústicos: veja dicas para implementar em sua casa

Saiba como decorar os seus ambientes com este tipo de decoração

Normalmente os móveis rústicos eram encontrados em casas de campo, fazendas e xácaras. Mas a tendência começou a invadir a cidade e se tornou um estilo muito aconchegante e acolhedor. Por isso, hoje, daremos dicas para implementar em sua casa a decoração com móveis rústicos.

Sendo assim, a palavra rústica deixou de ser, há muito tempo, significado de escassez e pobreza. Nos dias atuais ela significa elegância, acolhimento e deixa qualquer ambiente com personalidade.

Dicas para implementar a decoração rústica em sua casa

Ao utilizar a decoração rústica nos ambientes, tende a apresentar toda a originalidade da madeira. Dessa forma, terá a natureza como espaço de inspiração.

Decoração com móveis rústicos: veja dicas para implementar em sua casa
Decoração com móveis rústicos: veja dicas para implementar em sua casa. Foto: Canva Pro

Utilize madeira como inspiração da decoração rústica

A madeira é a grande fonte de inspiração da decoração rústica. Portanto, pode estar em todos os ambientes e em todos os lugares: móveis, elementos de decoração, revestimento das paredes, entre outros locais.

Você também pode gostar:

3 estilos de decoração que estão em alta em 2022

Então, procure utilizar o material em sua forma natural como pedaços de tronco e as suas irregularidades. Logo, desfrute da originalidade causada por ela. Sendo assim, quando for revestir as paredes, use materiais originais, não aqueles revestimentos que imitam madeira.

Utilize materiais naturais para compor os ambientes

Quando falamos em materiais naturais, estamos falando em pedras, tijolos, cerâmicas, fibras e couro. Assim, uma alternativa é o bambu, que pode conferir um ambiente mais campestre e tropical.

No entanto, para uma decoração menos agressiva ao meio ambiente, ter uma estante rústica na sala será perfeito para apoiar seus itens. Além disso, ainda garantirá um visual espetacular, natural e diferenciado.

Portanto, os materiais naturais proporcionam ambientes calmos. Ademais, possuem a possibilidade de provocar os sentidos com as texturas variadas.

Para transformar um ambiente mais agradável e menos pesado, você pode utilizar o vidro, equilibrando o ambiente. O material é perfeito para usar em espelhos, elementos de decoração e em cima das mesas.

Combine a decoração com cores terrosas

Para combinar com a madeira e os elementos naturais, nada melhor do que utilizar cores neutras. Por exemplo, tons como preto, branco, cinza, nude e creme são extremamente bem-vindos nessa decoração.

Mas se a opção é criar um ambiente mais colorido, utilize cores terrosas, que lembram as da natureza, como verde, marrom e terracota.

Dessa maneira, uma paleta nestes tons podem conferir sobriedade ou um ambiente mais leve e tranquilo dependendo da sua intenção ao usar a cor. Logo, se deseja ter um ambiente sóbrio, utilize tons de vermelho e marrons. Mas se prefere deixar o ar mais leve, utilize tons de mostarda e verde.

Utilize estampas geométricas ou florais para dar características próprias ao seu ambiente

As estampas geométricas tribais conferem uma característica mais primitiva. Assim, você pode optar por quadros, tapetes e almofadas nessas estampas. Além disso, usar objetos deste estilo como elementos decorativos.

Mas se você quiser dar um ar mais delicado, você pode optar por padrões florais em almofadas e cortinas. Outra opção, são os ladrilhos hidráulicos, que você pode usar no piso, paredes ou bancadas.

Opte por uma iluminação quente para criar um ambiente mais acolhedor

A iluminação quente é produzida com lâmpadas amarelas, e com baixa potência. Portanto, você pode usar luzes pendentes, abajures e luminárias de piso.

Não esqueça: para garantir o efeito rústico na sua decoração, utilize lustres e luminárias com cobre e cúpula de fibra natural.

Utilize muitas plantas naturais na decoração rústica

A decoração rústica exige a presença de muitas plantas e folhagens que representem a natureza, como ela é: natural e exuberante.

Logo, a ideia é utilizar plantas nativas e exóticas da flora do Brasil. Portanto, opções não vão faltar: samambaias, bromélias, folhagens de diferentes cores, variações e formatos.

Então, se você optar pela leveza no ambiente, escolhas plantas com flores, como: as orquídeas, os rododendros, as azaleias, o louro-da-montanha, a Andrômeda, a charneca de inverno, a rosa quaresmal, entre tantas outras.

Outra opção é utilizar as plantas ornamentais características do cerrado brasileiro, como: Helicteris, bromélias, ipê-amarelo, mulungu, pau-ferro, jacarandá-de-minas, quaresmeira, babaçu, araçá-amarelo, entre tantas outras.

Agora que você já tem as principais dicas sobre a decoração rústica, aproveite as ideias e modifique os ambientes de sua casa. Mas lembre-se de manter a sua personalidade ao enfeitar os cômodos do seu lar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.