Declaração de imposto de renda: os perigos de ignorar suas obrigações fiscais

Veja o que acarreta o atraso ou a não entrega

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação fiscal que todos os cidadãos brasileiros devem cumprir anualmente. No entanto, muitas pessoas negligenciam ou optam por não declarar seus rendimentos, seja por desconhecimento, descuido ou intenção de sonegação fiscal.

Nesta matéria, discutiremos os riscos e as consequências de não declarar o Imposto de Renda, destacando a importância da regularização para evitar problemas com a Receita Federal e garantir a saúde financeira e a tranquilidade futura.

Leia mais: Receita Federal faz mudanças na declaração do Imposto de Renda; Confira

Quais são as consequências de não cumprir com as obrigações fiscais na declaração de Imposto de Renda?

Entre as principais consequências, destacamos:

Multas e penalidades

A não declaração do Imposto de Renda acarreta multas e penalidades impostas pela Receita Federal. O contribuinte está sujeito a uma multa de 1% ao mês ou fração de atraso sobre o valor do imposto devido, com limite máximo de 20% do valor total.

Além disso, há também a aplicação de juros SELIC sobre o valor devido, aumentando consideravelmente o montante a ser pago. Portanto, deixar de declarar o Imposto de Renda pode resultar em um ônus financeiro significativo.

Restrições e impedimentos

A ausência da declaração do Imposto de Renda pode resultar em restrições e impedimentos em diversas áreas. Por exemplo, o contribuinte não regularizado fica impossibilitado de obter empréstimos em instituições financeiras, pois a falta da declaração é um sinal de irregularidade fiscal.

Sem contar que a não declaração pode gerar problemas em transações imobiliárias, na obtenção de financiamentos e até mesmo na contratação de seguros. Isso afeta negativamente a vida financeira e os planos futuros do contribuinte.

Investigação e processos judiciais

A Receita Federal possui mecanismos para identificar e investigar a omissão de informações na declaração do Imposto de Renda. O não cumprimento dessa obrigação fiscal pode levar o contribuinte a ser selecionado para uma fiscalização mais detalhada, onde a Receita irá verificar todas as suas movimentações financeiras e patrimoniais.

Caso sejam constatadas irregularidades ou indícios de sonegação fiscal, o contribuinte poderá enfrentar processos judiciais. Além do mais, sofrerá consequências legais, como pagamento de multas mais pesadas, fora a possibilidade de responder criminalmente.

Perda de benefícios sociais e previdenciários

A não declaração do Imposto de Renda também pode acarretar perda de benefícios sociais e previdenciários. Diversos programas governamentais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), exigem a comprovação da regularidade fiscal para a concessão ou manutenção desses benefícios.

Ademais, a falta de declaração também pode impactar negativamente a aposentadoria. Isso porque o tempo de contribuição e os rendimentos declarados são considerados no cálculo do benefício previdenciário.

Primeiro lote da restituição do Imposto de Renda será liberado para consulta quando?

A Receita Federal divulgou que a visualização do primeiro lote de devolução do Imposto de Renda 2023 estará disponível semana que vem. Será a partir das 10h da quarta-feira (24), sete dias antes do depósito que ocorrerá em 31.

O número de beneficiários do primeiro lote ainda não foi revelado. Serão priorizados os contribuintes que se enquadram nas seguintes categorias:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Idosos acima de 60 anos;
  • Pessoas com deficiência física ou mental;
  • Indivíduos com doenças graves;
  • Aqueles cuja principal fonte de renda é o ensino.

Depois de atender às prioridades legais, os reembolsos serão pagos de acordo com a preferência do contribuinte. Os que optaram pela declaração pré-preenchida e solicitaram o reembolso por meio do Pix até 10 de maio também terão prioridade.

Por fim, a ordem de reembolso seguirá a data de envio da declaração, ou seja, os primeiros a entregarem serão os primeiros a receber.

Veja também: Receita Federal informa que o acesso robotizado ao e-CAC será ajustado

Como verificar a restituição em 2023?

Acompanhar a consulta da devolução não se limita apenas a saber quando se depositará o dinheiro. É possível também identificar problemas ou se foi selecionado para auditoria.

Para verificar a devolução do Imposto de Renda, é possível acessar o site “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Devolução”. Para uma consulta básica, basta fornecer o CPF, o ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Se desejar obter informações mais detalhadas, é possível acessar o portal e-Cac, onde será possível verificar o status da declaração, identificar possíveis problemas ou discrepâncias e realizar correções, se necessário. O acesso ao e-Cac requer CPF, código de acesso (gerado pelo próprio contribuinte) e senha.

É importante ressaltar que aqueles que não enviarem a declaração dentro do prazo estipulado estarão sujeitos a penalidades, que variam de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, dependendo do tempo de atraso.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.