Declaração de Imposto de Renda 2024: Saiba como emitir o extrato do INSS

Aqueles que são aposentados, pensionistas ou beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos à necessidade de obter o extrato do INSS para realizar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). A boa notícia é que esse processo pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS.

Diferentemente dos métodos tradicionais, não é mais necessário se deslocar até uma agência do INSS para solicitar ou retirar o extrato. Segundo o portal Terra, o documento pode ser facilmente acessado e por meio do aplicativo, tornando a vida daqueles que dependem dele mais prática e eficiente.

Saiba como emitir o extrato do INSS

Como já dito anteriormente, os contribuintes que necessitam do extrato do INSS para a declaração do Imposto de Renda contam com uma solução prática e eficiente: o aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos móveis com os sistemas operacionais Android e iOS. Para obter o documento necessário, basta seguir os passos a seguir:

  • Faça o download do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.
  • Abra o aplicativo e faça login com a conta gov.br.
  • Acesse a aba “Meus Benefícios” no aplicativo.
  • Selecione a opção “Extrato de Imposto de Renda”.
  • Escolha o ano calendário desejado. Para a declaração do IRPF em 2024, selecione o ano calendário de 2023.
  • Selecione o tipo de benefício recebido.
  • Faça o download do arquivo em formato PDF.

Essa abordagem elimina a necessidade de deslocamento até agências físicas do INSS, proporcionando comodidade aos beneficiários, aposentados e pensionistas. Vale informar que os segurados podem utilizar vários outros serviços no App do instituto.

Declaração de Imposto de Renda 2024: Saiba como emitir o extrato do INSS
Declaração de Imposto de Renda 2024: Saiba como emitir o extrato do INSS
Imagem: banQi.

Prazo para declaração do Imposto de Renda 2024

Os contribuintes brasileiros devem ficar atentos ao prazo estabelecido para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) no ano de 2024. Conforme as normas usuais, o prazo final para a entrega da declaração é até 31 de maio.

Para o ano fiscal de 2023, a declaração do imposto de renda é obrigatória para aqueles que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70. É importante ressaltar que indivíduos que receberam valores inferiores a esse limite estão isentos do pagamento do imposto.

No entanto, a declaração do IRPF é uma obrigação legal para aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Receita Federal. O não cumprimento dessa obrigação pode resultar em penalidades, multas e complicações legais.

A antecipação da informação visa fornecer orientações claras aos contribuintes, permitindo que organizem a documentação necessária e cumpram as obrigações fiscais dentro do prazo estabelecido. Mais informações sobre o processo de declaração do Imposto de Renda podem ser obtidas nos canais oficiais da Receita Federal.

O extrato do INSS é obrigatório na declaração do IRPF?

O extrato do INSS é um documento fundamental para os beneficiários, proporcionando um panorama detalhado dos valores recebidos ao longo do ano anterior à declaração do imposto de renda. Esse informe de rendimentos, disponibilizado anualmente, permite que os beneficiários informem com precisão os dados necessários durante o processo de declaração do imposto de renda.

Vale informar que a documentação necessária para a declaração do IRPF geralmente inclui informações sobre rendimentos, despesas dedutíveis, bens e direitos, entre outros. Sendo assim, os aposentados, pensionistas ou beneficiários do INSS devem incluir informações sobre seus rendimentos previdenciários na declaração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.