Decepção no trabalho: Como lidar com essa sensação?

decepção no trabalho pode fazer com que você se sinta desmotivado e “preso” em uma rotina pouco agradável. Independentemente do grau de decepção, a sensação física pode ser de cansaço, aperto no peito e esgotamento. Já as sensações e emoções envolvem-se com questões de medo, insegurança, frustração e até mesmo raiva.

Lidar com todos estes sentimentos, sensações e emoções é de suma importância para restabelecer a qualidade de vida no trabalho. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo breve com algumas dicas para lhe ajudar a ter um melhor direcionamento. Veja a seguir.

Como lidar com a decepção no trabalho?

É importante termos em mente que a decepção no trabalho, volta e meia, irá surgir. Seja porque nós mesmos não executamos uma tarefa da melhor forma, seja porque outra pessoa cometeu algum equívoco. Independente da causa, a decepção pode atrapalhar a nossa forma de enxergar as nossas ações, fazendo com que fiquemos “estacionados” em nossa carreira.

Para lidar com isso, veja algumas dicas que podem lhe ajudar:

Tente quebrar a rotina de alguma forma

Quando a decepção no trabalho surgir, procure encontrar formas de quebrar a sua rotina. O simples fato de implementar novas maneiras de lidar com algumas tarefas já pode tirar o foco da frustração que você está sentindo. Especialmente quando a nova rotina tem a ver com o que aconteceu de errado.

Por exemplo, se você não conseguiu entregar algo em um prazo estipulado, experimente criar prazos maiores para esse mesmo tipo de trabalho, mais tarde. Assim você muda a sua forma de agir diante de determinada situação e diminui as chances de que ela volte a ser uma decepção mais tarde.

Não se agarre ao erro e tente enxergar aprendizagens importantes

Uma coisa é certa: todos os erros e frustrações podem nos ensinar algo muito importante. Portanto, ao invés de ficar focando apenas no que aconteceu de ruim, que tal direcionar o olhar para a aprendizagem embutida em sua decepção no trabalho? Mesmo que essa aprendizagem tenha relação com outra pessoa!

Afinal, se o outro cometeu um equívoco que lhe decepcionou, aprenda sobre como as relações funcionam e sobre como as outras pessoas não são igual nós. 😉

Converse com pessoas que lhe impulsionam

Se a decepção no trabalho foi intensa, é bem provável que você comece a questionar as suas próprias escolhas. Sendo assim, procure manter por perto aquelas pessoas que lhe impulsionam a seguir em frente.

Vale, inclusive, encontrar pessoas fora do trabalho, e ainda, relacionadas a uma nova carreira. O importante é estar por perto de quem lhe inspira.

Procure tirar o foco do problema fazendo algo que você ama

Quando não estiver trabalhando, tire o foco do problema fazendo algo que traz prazer e bem-estar para você. Vale uma caminhada, um passeio com quem você ama ou assistir ao seu filme favorito.

O importante é criar estímulos ambientais que possam distrair a sua mente e fazer com que você se sinta bem no presente. Assim, a decepção no trabalho aos poucos vai se transformando em aprendizagens e situações vividas no passado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.