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De quem é a responsabilidade pela falta de motivação no trabalho?

Afinal, de quem é a responsabilidade pela falta de motivação no trabalho? Dos colaboradores? Da empresa? De um gestor? Ou do todo?

Neste conteúdo nós vamos avaliar todos os pontos envolvidos com o ambiente de trabalho, a fim de lhe ajudar a refletir sobre esse importante assunto. Acompanhe-nos!

De quem é a responsabilidade pela falta de motivação no trabalho?

Veja algumas considerações e reflita sobre de quem é a responsabilidade pela falta de motivação no trabalho:

Responsabilidades da empresa

A empresa e os gestores têm grandes responsabilidades sobre a falta de motivação no trabalho. Veja algumas delas:

  • A falta de reconhecimento é culpa da empresa: Uma empresa que não sabe reconhecer a sua equipe, tende a deixar todo mundo desmotivado. Afinal, se os colaboradores percebem que recebem o mesmo crédito que um funcionário “ruim”, como poderão se sentir motivados o tempo todo?
  • A falta de organização da empresa também causa desmotivação: Um ambiente bagunçado; um espaço pouco adequado para o trabalho e a falta de um briefing adequado também podem causar desmotivação.
  • Sobrecarga de trabalho: Solicitar muito trabalho dos colaboradores pode fazer com que estes se sintam sobrecarregados. E sabemos que essa sobrecarga é prejudicial para a saúde mental e física do indivíduo.
  • Comunicação ineficaz: Falhas na comunicação podem abrir caminhos para o retrabalho. Além disso, conflitos interpessoais podem surgir por conta disso. Sendo assim, uma das responsabilidades da empresa é, justamente, oferecer uma comunicação eficaz.
  • Gestão desconectada da equipe: Gestores que não acompanham os colaboradores podem se tornar os detentores da responsabilidade pela falta de motivação no trabalho.

Responsabilidades do colaborador

Além de a empresa ter um papel fundamental no mantimento da motivação dos seus colaboradores, os próprios funcionários também podem deter a responsabilidade pela falta de motivação no trabalho. Isso acontece nos seguintes casos:

  • Funcionário que não busca se desenvolver: Um colaborador que está estagnado na carreira pode se sentir desanimado. E isso não mudará se ele não buscar formas de desenvolvimento profissional.
  • Colaborador que não tem perspectiva de futuro: Seguindo o ponto acima, o colaborador que não tem perspectiva sobre o seu próprio futuro também impacta na motivação pessoal.
  • Colaborador com problemas pessoais mal-resolvidos: Problemas pessoais podem ser um dos motivos pelos quais o desânimo no trabalho aparece.
  • Problemas para se relacionar com os colegas: Relacionamentos conflituosos no ambiente de trabalho podem causar a desmotivação das pessoas.
  • Outras questões emocionais: Outros problemas emocionais, como ansiedade, depressão, estresse, etc. também podem causar o desânimo.

“Qual a sua responsabilidade na desordem pela qual você se queixa?” (Freud)

Antes de apontar o dedo para quem detém a responsabilidade pela falta de motivação no trabalho, foque em analisar a você mesmo. 

Afinal, que responsabilidade você tem na desmotivação que sentes? Será que é algo puramente empresarial, ou se trata de questões pessoais suas? Pense um pouco sobre isso e busque formas de contornar a situação. 😉

Assim você terá chances de aumentar a sua qualidade de vida no trabalho.

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