Unicamp encerra prazo de inscrição para especialização em Jornalismo Científico

O período de inscrição do Processo Seletivo do curso de especialização em Jornalismo Científico ofertado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), chega ao fim no dia 13 de abril. Desse modo, os interessados deverão se inscrever até as 23h59 de amanhã (13).

O curso é ofertado pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. Conforme as orientações do edital, os interessados devem realizar as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do site do Labjor.

Além de informar todos os dados solicitados no momento da inscrição, os candidatos deverão anexar todos os documentos solicitados em formato PDF. É preciso responder também a quatro questões dissertativas sobre a relação do candidato com o jornalismo científico apresentadas no formulário de inscrição.

O edital estabelece ainda que poderão participar desse processo seletivo os graduados em curso superior de comunicação social, jornalismo, rádio e TV, multimeios e relações públicas e os graduados em quaisquer áreas das ciências exatas, biológicas, humanidades e engenharias.

Processo de seleção

A classificação dos candidatos será feita em duas fases. A 1ª fase consiste na avaliação da documentação indicada no edital. Entre os documentos solicitados estão o currículo e o histórico da graduação. A divulgação do resultado dessa primeira etapa está prevista para o dia 31 de maio.

Já a 2ª fase consiste na aplicação de uma prova de redação, de um exame de proficiência em inglês e entrevista. De acordo com o cronograma, as provas estão previstas para o dia 12 de junho, enquanto a entrevista deve acontecer no período de 26 a 29 de junho. Apenas os aprovados na 1ª etapa farão essas avaliações.

Segundo o edital, a nota final do Processo Seletivo consiste no cálculo das notas atribuídas para:

  1. Média final do Currículum Vitae; Histórico da Graduação e Formulário preenchido;
  2. Prova de Redação;
  3. Proficiência em Inglês;
  4. Entrevista. 

Vagas e resultados

A oferta total da Unicamp, através do Labjor, é de 40 vagas para ingresso na Especialização em Jornalismo Científico. A publicação do resultado final está prevista para o dia 5 de julho, enquanto o início das aulas está marcado para o dia 31 de julho.

Acesse o edital na íntegra para mais detalhes.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Programa Cria Unicamp, que oferece aulas gratuitas, abre inscrições para estudantes do Ensino Médio; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.