Resumo de português: Texto Literário e Não Literário

Um resumo completo para você

Texto Literário e Texto Não Literário: entenda qual a diferença entre os dois

Os textos literários e não literários são frequentemente abordados por questões de português dentro de diversas provas do país, como os vestibulares, os concursos e a prova do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio.

É importante que você seja capaz de reconhecer as características de cada tipo de texto para conseguir um bom desempenho em provas, especialmente o Enem, que abordam questões sobre a língua portuguesa e a literatura. Para isso, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo o que você precisa saber sobre os textos literários e os textos não literários. Confira!

Texto Literário e Texto Não Literário: quais são as principais diferenças?

Diversas são as características dos textos literários e dos textos não literários.

Em primeiro lugar, devemos dizer que os textos literários apresentam uma linguagem mais pessoal, usada com o intuito de retratar emoções e sentimentos. Como exemplo, podemos citar a linguagem poética, marcada pelo uso constante de ferramentas do gênero.

De uma forma geral, podemos dizer que o objetivo do texto literário é principalmente estético, provocando uma determinada impressão emocional e estética no leitor.

O texto não literário, por sua vez, apresenta uma linguagem objetiva e denotativa, apresentando o objetivo de transmitir informações sobre fatos históricos, sociais, científicos, entre outros. Essa linguagem objetiva e informativa é utilizada para informar, esclarecer e transmitir conhecimentos.

Texto Literário e Texto Não Literário: recursos

Um dos recursos do texto literário é a possibilidade de representar a realidade ou criá-la de maneira poética, utilizando a subjetividade e a imaginação. O autor do texto pode empregar diversas ferramentas literárias para criar um mundo ficcional, que pode se aproximar ou se afastar da realidade.

Os textos literários são exemplos disso, apresentando uma linguagem subjetiva e imagética, que pode retratar situações reais ou imaginárias. Os textos poéticos, como sonetos e poemas, são outros exemplos de textos literários.

Os textos não literários, por sua vez, são caracterizados pela representação da realidade de forma objetiva, sem recursos imaginativos e subjetivos. Esse tipo de texto é utilizado para informar, esclarecer e transmitir conhecimentos sobre fatos reais, como em jornais, reportagens, ensaios, artigos, manuais técnicos, entre outros.

Texto Literário: principais características

Ainda está em dúvida? Confira quais são as principais características do texto literário a seguir:

  • Utiliza linguagem pessoal e subjetiva;
  • Utiliza recursos literários, como figuras de linguagem e metáforas;
  • Tem como objetivo principal a estética;
  • Pode apresentar criações de mundos fictícios;

Dentre os principais exemplos de texto literário, podemos mencionar romances, contos, poemas, etc.

Texto Não Literário: principais características

Descubra quais são as principais características do texto não literário a seguir:

  • Uso de linguagem objetiva e denotativa;
  • Possui o objetivo de informar e transmitir conhecimentos;
  • Retrata fatos reais e existentes, sem recursos imaginativos;

Dentre os principais exemplos de textos não literários, podemos citar: reportagens, artigos, manuais técnicos, entre outros.

Texto Literário e Texto Não Literário: conclusão

De uma forma geral, podemos dizer que a principal diferença entre o texto literário e o texto não literário está baseada na intenção do autor e na linguagem escolhida por esse para se expressar.

Como já dissemos, o texto literário tem como objetivo principal a criação de uma obra estética, com linguagem poética e subjetiva. Nesse tipo de texto, são retratadas as emoções e os sentimentos do autor.

O texto não literário, por sua vez, transmite informações, fatos e conhecimentos por meio do uso de uma linguagem objetiva e impessoal, deixando de lado a transmissão de uma mensagem subjetiva e que contenha informações pessoais sobre o autor do texto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.