Como dar o seu melhor no trabalho?

Obviamente, não existe uma fórmula para dar o seu melhor no trabalho. Muito desse “dar o seu melhor” está relacionado à maneira como você se porta, mostra-se disponível e desenvolve relacionamentos com quem trabalha com você. Portanto, neste texto nós trouxemos algumas sugestões que podem lhe ajudar a refletir sobre o assunto, sem ser caracterizado como um passo a passo imutável, ok?

Acompanhe e inspire-se com nossas ideias!

Como dar o seu melhor no trabalho?

Pequenas atitudes e mudanças já podem lhe ajudar a dar o seu melhor no trabalho. Algumas mudanças podem ser mais demoradas, enquanto outras mais fáceis de serem implementadas no hoje. Veja as considerações que trouxemos e reflita sobre a sua forma de atuar hoje:

1. Observe a dinâmica do espaço

Procure observar a dinâmica do ambiente de trabalho. Como funciona a hierarquia? Como as pessoas costumam trabalhar? E as relações, como funcionam? Esses e outros questionamentos podem lhe ajudar a absorver informações importantes sobre o espaço de trabalho, oferecendo uma base para a sua atuação.

Se você perceber que a sua forma de se portar em algumas circunstâncias não está alinhada à empresa, talvez seja um bom momento de pensar em mudanças positivas, por exemplo.

2. Desenvolva a empatia

A empatia também pode ajudar a dar o seu melhor no trabalho. Isso porque ela nos ajuda a entender as demandas alheias e as necessidades no nosso espaço de trabalho, assim, podemos atuar de uma forma mais positiva. É o caso de um colega com dificuldades para resolver um problema e você, com o seu conhecimento, ajudá-lo a sanar isso mais rapidamente, oferecendo um trabalho a mais e criando uma atmosfera saudável nas relações com o outro.

3. Busque soluções ao invés de apenas anunciar os problemas

Sabe aquele costume que temos de, em algumas circunstâncias, queixar-se do que está ruim, sem pensar em como solucionar o problema? Pois é… O ideal é que, na medida do possível, pensemos em soluções para os problemas que estamos anunciando. Assim, em uma reunião você pode dizer que o problema X surgiu, mas que você pensou nas soluções Y e Z e gostaria de saber a opinião dos demais.

4. Compartilhe conhecimento

Seja uma pessoa que compartilha conhecimento. Não caia naquele mito de que compartilhar conhecimentos pode fazer com que os outros “roubem” o seu lugar, pois isso não é verdade. Se você compartilhar conhecimentos e absorver o que os outros têm para oferecer, o crescimento é mútuo e torna-se viável dar o seu melhor no trabalho.

5. Busque aprimorar suas habilidades

Esteja sempre aprimorando os seus conhecimentos. Aprenda novas estratégias, uso de ferramentas e formas de atuar. Tudo isso pode lhe ajudar a construir uma imagem profissional mais positiva, ao mesmo tempo em que impacta nos resultados que você entrega no trabalho.

Dê o seu melhor no trabalho sem se anular

Lembre-se de que apesar que dar o seu melhor no trabalho seja algo positivo, jamais use essa premissa para se anular. Afinal, trabalhar excessivamente, nunca dizer “não” ao chefe ou aceitar tudo dos colegas não é dar o seu melhor… É se expor e se anular.

Saiba seus limites e respeite-os, incluindo o seu trabalho dentro desse “bloco de limites”, para que a sua rotina respeite quem você é e ajude a garantir mais saúde no trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.