Dá para abrir uma franquia sem prejuízo de dinheiro?

Confira mais detalhes de como abrir uma franquia e começar com o pé direito

Ao fazer uma pesquisa sobre o termo franquia, você provavelmente encontrará argumentos convincentes a favor da segurança e rentabilidade desse mercado. Mesmo assim, é preciso ter cautela, pois é possível ter prejuízo sim, abrindo uma franquia. Por isso que hoje, nós vamos discutir se dá para abrir uma franquia sem prejuízo de dinheiro.

Dá para abrir uma franquia sem prejuízo de dinheiro?

A resposta é sim. Mas é claro que todo o processo deve ser feito com toda a atenção. Desde que o candidato a franqueado tome alguns cuidados que iremos apresentar na sequência. Afinal de contas, existem quase 3.000 redes que buscam ativamente novos franqueados.

Sendo assim, os cuidados são:

Verifique se a franquia é afiliada à ABF (Associação Brasileira de Franchising)

Verificar a filiação de uma franquia na ABF é um bom primeiro passo para determinar sua confiabilidade. Como resultado, as marcas parceiras da Associação Brasileira de Franchising precisam atender a certos requisitos e fornecer dados honestos sobre seu desempenho.

Avalie Propaganda X Realidade antes de abrir uma franquia

Infelizmente, muitas redes fornecem informações errôneas ou “meias-verdades” sobre o desempenho do negócio, como contagem de unidades, receita, lucratividade e assim por diante, como parte de seu discurso de vendas. Por isso, é importante solicitar a COF (Circular de Oferta de Franquia) e avaliar suas opções com base em critérios objetivos.

Prêmios e homenagens: saiba mais sobre os principais destinatários

Para dar continuidade ao tema “propaganda x realidade”, é prática comum todas as marcas se posicionarem como líderes de mercado, ou “as melhores” em seus respectivos segmentos. Infelizmente, uma parte significativa desse argumento é falsa.

No entanto, o Franchising tem alguns prêmios e classificações que você pode consultar durante sua pesquisa. Ainda mais, se estiver interessado em saber mais sobre as marcas que receberam a maior avaliação oficial.

Prêmio Melhores Franquias Brasileiras (PENG)

Prêmio anual concedido pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios em reconhecimento a um dos mais relevantes estudos da área. Para fazer isso, consulte o Guia de Franquias, que é lançado logo após a cerimônia de premiação a cada ano e apresenta uma classificação das principais redes de franquias em cada setor.

Desse modo, este relatório é um ótimo recurso para determinar se uma determinada franquia é ou não um bom investimento.

Indicador do Símbolo de Excelência ABF

A ABF concede o Selo de Excelência às redes que apresentam desempenho excepcional em pesquisas realizadas em colaboração com a Associação. A partir daí, avaliam-se fatores como a qualidade do suporte da franquia e a satisfação do franqueado. Consequentemente, quanto mais estrelas, melhor.

Prêmio 25 Melhores Franquias do Brasil

Para que serve esse prêmio, exatamente? Então, trata-se de um prêmio concedido pela consultoria brasileira de franchising Bittencourt. Mas, na realidade, se trata de mais um atestado sobre saber se a franquia é realmente confiável de investimento.

Quem não deve, não teme ao abrir uma franquia

Além dos incentivos monetários, devemos avaliar o grau de abertura de uma rede antes de iniciar qualquer negociação. Se você encontrar uma franquia respeitável, pode confiar nos dados que ela fornece.

Em alguns casos, os franqueados em potencial têm até a oportunidade de testar o modelo de negócios antes de se comprometer com um acordo oficial. Assim, isso permite que eles tenham uma ideia das operações diárias e de como as coisas são feitas dentro da franquia.

Consequentemente, dê crédito extra à rede se ela facilitar o contato com os franqueados. Pois, ouvir relatos em primeira mão de como é administrar um negócio desde o início, é inestimável.

Dá para confiar em franquia barata?

A dúvida sobre quanto custa abrir uma franquia é comum entre quem gostaria de ter uma. Devido à sua capacidade de aumentar a participação em modelos de negócios de franquias, as franquias e micro franquias de baixo custo se tornam cada vez mais comuns no mercado.

No entanto, deve-se enfatizar que resultados financeiros milagrosos não existem. Dessa forma, seu retorno estará sempre em linha com seu investimento inicial. Portanto, fique de olho nas garantias inacreditáveis.

Você pode confiar em novas franquias?

Além disso, lembre-se de que todas as franquias unificadas eram inicialmente novas. A questão é: até onde você está disposto a ir para vencer?

Por isso, um modelo de negócio que ainda não passou por ciclos completos pode conter alguma imprevisibilidade. Como o Brasil lida com a mudança das estações? Ou uma crise como a que estamos vivendo agora?

É possível que seu desempenho seja saudável e produza resultados desejáveis, mas também é possível que você sofra consequências indesejáveis.

Diante dessas evidências, podemos dizer que maturidade é sinônimo de segurança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.