Currículo: saiba como evitar um destaque negativo 

Saiba como evitar um destaque negativo na construção do seu currículo. Confira dicas relevantes e adaptáveis! 

O currículo deve ser construído como um documento profissional, pois é uma maneira de apresentar ao mercado as suas competências e habilidades, posteriormente, durante uma entrevista de emprego.

Currículo: saiba como evitar um destaque negativo 

Sendo assim, o currículo precisa se destacar, porém, esse destaque deve ocorrer de uma forma natural e positiva. Já que é possível destacar negativamente o currículo, ficando aquém do seu potencial. Para isso, é necessário que você se atente à construção do documento e à sua visualização.

Quando ocorre o destaque negativo do currículo?

O destaque negativo no currículo ocorre quando o candidato insere informações desnecessárias que geram uma certa poluição visual, bem como quando a fonte ou as letras estão muito maiores do que o padrão, o que acaba dificultando a leitura, dentre outros pontos, como uma foto muito atrativa e erros de português. Sendo assim, é necessário evitar todas essas falhas durante o processo de construção do seu currículo. 

Quando acontece o destaque positivo?

Visto que o destaque positivo ocorre quando o currículo atrai a atenção do selecionador por conta da organização, da facilidade de leitura e dos pontos principais de sua carreira. Por isso, sugerimos que você coloque as informações de forma sucinta e pontue fatos importantes de sua trajetória, para que possam ser melhor explorados durante uma entrevista de emprego.

Faça uso de palavras pertinentes a sua área de atuação

Além disso, faça uso de palavras pertinentes a sua área de atuação, já que isso demonstra o seu foco. Não menos importante, o currículo deve ter destaque para o seu objetivo, que deve ser sucinto. Geralmente, o objetivo deve informar o cargo e a área de atuação. Por exemplo: analista de recrutamento e seleção; assistente comercial; gerente de projetos; auxiliar de escritório, dentre outros.

 A descrição da sua trajetória profissional e educacional

Durante a descrição da sua trajetória profissional e educacional é importante que você coloque as informações considerando a ordem cronológica inversa. Dessa forma, você estará priorizando as suas informações atualizadas, sendo um dos pontos de análise dos profissionais. 

Resumo e a coerência entre os dados

Além disso, caso você deseje inserir um resumo no seu currículo, ou uma carta de apresentação, lembre-se de criar uma coerência entre os dados inseridos e as competências descritas na sua experiência profissional, já que essa correlação é um ponto de avaliação importante. No entanto, essa relação pode existir de forma indireta.

É muito importante que as informações do currículo sejam coerentes para que ele seja destacado positivamente e para que você possa explicar os pontos principais durante um processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.