Currículo Direcionado Para Mudar de Área, Empresa ou Cargo

O direcionamento do seu currículo conforme a sua objetividade 

A elaboração do seu currículo é um ponto importante para o direcionamento de sua trajetória profissional. Sendo assim é importante direcionar suas informações para o seu objetivo.

 Primeiramente, verifique se você deseja mudar de área de atuação, mudar de empresa ou buscar por uma posição mais elevada do que a anterior, dentro da sua área.

Essas respostas poderão te ajudar a direcionar assertivamente o seu currículo quando do processo de elaboração. Isso porque o ponto focal do documento deve ser diferenciado para cada objetivo.

Mudar de área de atuação

Por exemplo, se você deseja mudar de área de atuação, é importante que tenha uma ligação com a sua área pretendida. Sendo assim, se você estiver fazendo um curso ou possuiu algum contato anterior com essa nova área, essas são informações que precisam constar no currículo.

Bem como, o que te fez querer mudar de área deve ser um ponto clarificado. Todavia, esse ponto é bem delicado, pois você precisa informar o motivo da sua mudança sem desprezar suas experiências anteriores. 

Você quer mudar de empresa? 

Se você deseja mudar de empresa e permanecer na mesma área de atuação é importante direcionar o seu currículo para essa objetividade. 

No entanto, caso esteja tendo problemas interpessoais com colegas ou chefia, não deve deixar isso claro de forma alguma. Sendo assim, você focar em outros pontos, como a falta de crescimento na empresa atual e a ausência de plano de carreira, por exemplo.

No entanto, é importante identificar se essa empresa para a qual você está se candidatando possui um plano de carreira. Pois, esse ponto pode ser questionado pelo entrevistador.

Caso ambas empresas possuam benefícios muito similares, não seriam esses os motivos pelos quais deseja trocar de empresa. Por isso, você deve pesquisar sobre a empresa para a qual está se candidatando, direcionando seu currículo. Dessa forma, poderá buscar opções de respostas como localização, por exemplo. 

Elevar o cargo dentro da mesma área 

 Já para quem busca uma elevação de carreira dentro da mesma área de atuação, pode ser um pouco mais difícil, já que geralmente as empresas buscam profissionais que atuam no mesmo cargo no qual possui uma vaga em aberto. 

No entanto, não é impossível, por isso, se na empresa anterior você era um analista, mas realizava uma atividade gerencial, deve colocar as atividades na descrição do seu currículo.

Dessa forma, quando se candidatar a uma vaga de gerente poderá explicar detalhadamente na apresentação do seu currículo suas atividades e, posteriormente, em uma entrevista de emprego. Assim sendo, poderá direcionar seu currículo para seus objetivos de carreira e direcionar a sua trajetória profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.