Currículo: dicas para direcionar a sua carreira rumo aos seus objetivos

Confira algumas dicas para direcionar a sua carreira rumo aos seus objetivos por meio da construção do seu currículo. Saiba mais!

O currículo é um documento profissional e sua construção requer uma análise pormenorizada por parte do candidato, de modo que o seu currículo seja direcionado para que consiga alcançar os seus objetivos.

Currículo: dicas para direcionar a sua carreira rumo aos seus objetivos

De forma direta ou indireta, o currículo é uma porta de entrada para uma nova área de atuação ou uma retomada ao mercado de trabalho. Por isso, o mais importante é que ele seja elaborado de uma forma assertiva para que você consiga receber o convite para uma entrevista de emprego que seja realmente interessante para você.

Evite informações excessivas e desatualizadas

Sendo assim, é relevante que evite informações excessivas, como número de documentos ou dados de filiação, por exemplo. Por isso, destaque seus dados pessoais, considerando que estejam sempre atualizados e objetivos.

O seu objetivo deve ser claro e direto no documento

O seu objetivo deve ser claro e direto, de maneira que possa ser explorado futuramente em uma entrevista de emprego. Sendo assim, coloque o seu cargo e área de atuação, de modo que você consiga um destaque positivo e natural. Por exemplo: analista de recrutamento e seleção; gerente de equipe de vendas; assistente comercial; auxiliar de escritório etc.

Experiência profissional e escolaridade

A descrição da sua experiência profissional, bem como a sua escolaridade são pontos importantes para essa primeira análise. Sendo assim, é importante que você destaque os pontos atrativos em sua carreira, sem que você conte histórias inteiras no currículo. Visto que um currículo visualmente poluído tende a ser descartado.

Além disso, respeite a ordem cronológica inversa dos fatos; o que é bastante relevante para que você possa receber um destaque orgânico no processo seletivo.

Foto e a sua imagem profissional

Ademais, caso você queira inserir uma foto no documento, foque no objetivo de uma imagem profissional, evitando ambientes festivos ou viagens, por exemplo.

Apresentação de suas habilidades e competências

Não menos importante, caso você deseje fazer uma apresentação de suas habilidades e competências, crie alguma relação entre elas e os pontos descritos na sua experiência profissional. Visto que essa relação pode ocorrer de forma indireta, porém, é um ponto relevante para a avaliação do selecionador.

Direcione a sua carreira através da objetividade do seu currículo

Certamente esses pontos farão com que o seu currículo seja relevante e você consiga direcionar a sua carreira rumo aos seus objetivos, independentemente do seu nível hierárquico atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.