Currículo: destaque os seus dados de forma positiva 

O currículo do candidato é um documento que deve ser elaborado considerando seus objetivos profissionais. Veja dicas!

Certamente o currículo do candidato é um documento que deve ser elaborado considerando seus objetivos profissionais. Entretanto, na construção desse documento a coerência deve fazer parte de um conjunto de informações verdadeiras e direcionadas.

Currículo: destaque os seus dados de forma positiva 

Por isso, é relevante que o destaque dos seus dados pessoais ocorra de forma positiva e não por informações excessivas. Dessa forma, é relevante que o candidato evite informar o número de documentos pessoais ou dados de filiação, por exemplo. Além disso, certifique-se de que seus dados estejam atualizados,  principalmente, os dados de contatos.

Direcione o seu objetivo

Também é importante que o objetivo do candidato seja direcionado de maneira sucinta. É possível que coloque o seu nível hierárquico dentro da sua área de atuação. Por exemplo: gerente de marketing digital; analista de atendimento ao cliente; assistente de relacionamento; auxiliar de logística; dentre outros.

Casos excepcionais 

Caso você esteja disponível para mais de uma área de atuação, ou ainda, para mais de um nível hierárquico, como ocorre excepcionalmente em alguns casos, é relevante que você tenha mais de um modelo de currículo. Visto que cada currículo deve ser direcionado para uma objetividade.

A descrição da sua trajetória acadêmica e profissional 

Além disso, a descrição da sua trajetória acadêmica e profissional requer que você tenha assertividade e respeite a ordem cronológica inversa dos fatos.

Sendo assim, faça apontamentos relevantes quanto a sua área de atuação em cada emprego anterior. Além disso,  informe sobre os cursos dos quais você possui certificados e, não menos importante, caso você seja estudante deve informar a modalidade de ensino e a previsão de término do curso em andamento.

A foto e o destaque positivo do documento profissional 

A foto, na maioria das vezes, é uma opção do candidato. No entanto, caso você opte por inserir uma foto no currículo, tenha clareza de que, juntamente com os demais dados, a foto faz parte da composição da sua imagem profissional. Por isso, é relevante que você não coloque uma foto muito pessoal para que evite se destacar negativamente. 

O resumo do currículo

Além disso, caso você queira resumir o seu currículo, crie uma relação coerente entre as suas habilidades e competências informadas no resumo e os dados inseridos no campo referente a sua trajetória profissional.

Pontos relevantes para a avaliação do profissional dentro do processo seletivo

Certamente são pontos relevantes para a avaliação do profissional dentro do processo seletivo. Portanto, essas dicas podem fazer com que o seu currículo seja atrativo pela elaboração assertiva e direcionada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.