Entrevista de emprego: a postura do candidato impacta no resultado do processo seletivo 

A postura do candidato impacta no resultado da entrevista de emprego. Confira algumas dicas voltadas aos candidatos!

Uma entrevista de emprego pode ser um fator estressante para muitas pessoas, visto que excelentes profissionais podem ficar aquém do seu potencial em uma situação de avaliação.

Entrevista de emprego: a postura do candidato impacta no resultado do processo seletivo 

No entanto, é necessário que o candidato se posicione assertivamente para que consiga se recolocar no mercado de trabalho. Sendo assim, é necessário que o candidato se atente a sua linguagem corporal para que tenha uma comunicação positiva e assertiva para com o seu entrevistador. 

É importante que o candidato tenha uma postura positiva

Dessa forma, é importante que o candidato tenha uma postura positiva; olhe nos olhos do seu entrevistador; fale pausadamente; evite gesticular excessivamente; não confira o seu aparelho celular durante a entrevista de emprego, dentre outros fatores referentes à transmissão da mensagem que ocorre através da sua linguagem não verbal.

Conheça os seus pontos fracos e seus pontos fortes

Por outro lado, é necessário que se atente à construção de sua narrativa durante a entrevista de emprego. Por isso, é importante que conheça os seus pontos fracos e seus pontos fortes para que possa ressaltar suas habilidades sociocomportamentais durante uma entrevista de emprego.

Certamente falar sobre situações concretas ocorridas em seus empregos anteriores pode ser de grande valia para que obtenha assertividade durante as suas respostas.

Apresente soluções para situações negativas

Além disso, é importante para o candidato que apresente soluções para situações negativas. Por exemplo, ao citar uma certa dificuldade de comunicação em equipe, o candidato pode informar que irá realizar algum curso de teatro para expandir a sua comunicação e melhorar essa falha pessoal.

Reconheça os seus pontos de melhoria de maneira resolutiva

Dessa forma, estará reconhecendo os seus pontos de melhoria de maneira resolutiva. Além disso, também é importante que o candidato conheça a cultura da empresa para que possa se vestir de acordo e se comportar de maneira correlata.

Cultura empresarial e a postura do candidato

Visto que uma cultura startup é totalmente diferente de uma cultura tradicional. Sendo assim, são pequenos pontos que podem fazer bastante diferença na postura do candidato e no resultado da entrevista de emprego. 

O candidato deve ter clareza sobre o seu objetivo de carreira

Portanto, é importante que o candidato direcione sua postura para que eleve seu nível de autoconfiança durante a entrevista de emprego; não ficando aquém do seu potencial. Visto que o processo seletivo é uma oportunidade de explorar positivamente os pontos do seu currículo.

Por isso, o candidato deve ter clareza sobre o seu objetivo de carreira para que consiga direcionar a sua trajetória profissional de acordo com os seus valores; de modo que o processo seletivo seja resolutivo para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.