Currículo: demonstre suas capacidades para alcançar novas oportunidades 

Muitos fatores implicam na construção do currículo como um documento assertivo. Confira dicas importantes para o candidato!

Muitos fatores implicam na construção do currículo como um documento assertivo. Por isso, é muito importante que o candidato tenha clareza sobre qual é o seu objetivo profissional no momento da elaboração do documento.

Currículo: demonstre suas capacidades para alcançar novas oportunidades 

O currículo é um documento e deve ser visto dessa forma, pois ele funciona como uma vitrine profissional, já que é uma maneira de demonstrar, ainda que minimamente, as suas capacidades para novas oportunidades.

Considere pontos importantes de sua trajetória profissional

Sendo assim, a elaboração do documento deve ser feita considerando os pontos importantes de sua trajetória profissional. Além disso, o candidato também deve se atentar à imagem do documento. Já que as informações devem estar organizadas, sem que haja um destaque excessivo que cause poluição visual; bem como  é necessário se atentar a oferta de informações durante a construção do seu currículo, para que sejam coerentes e não excessivas.

Destaque as informações de forma direcionada

Por isso, você deve destacar seus dados pessoais de forma direcionada, certificando-se de que estejam atualizados, bem como tenha cuidado para que você não insira um endereço de e-mail que possa prejudicar a sua imagem profissional, através de palavras pejorativas ou diminutivas.

Currículo objetivo e sucinto

No que diz respeito ao seu objetivo, é importante que ele seja sucinto e direto. Por conseguinte, a construção da informação referente a sua trajetória profissional e acadêmica deve ser feita de forma direcionada,  já que são informações que serão analisadas para que você receba o convite para uma entrevista de emprego.

Informações atualizadas

Por isso, insira sempre as informações mais atualizadas primeiro e faça uso de termos referentes ao seu trabalho; pois são palavras-chaves que chamam a atenção do selecionador. Lembre-se de que seu currículo será analisado em pouquíssimo tempo, ao menos em um primeiro momento.

Faça apontamentos que serão explorados na entrevista

Além disso, é importante que você faça uma revisão referente a gramática do documento e não relate uma história inteira na descrição das atividades; faça pequenos apontamentos. Lembre-se de que o seu currículo é um documento que será melhor explorado em uma entrevista.

A assertividade é o melhor detalhe!

Quando você cria um currículo muito detalhado, as informações se perdem e o seu material pode ser descartado. Por isso, a assertividade é o melhor caminho para que você elabore um documento sucinto e relevante dentro da sua trajetória, considerando as formas de atuação e o que você objetiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.