Currículo: competências e habilidades 

Para elaborar um currículo eficiente é importante inserir suas competências e habilidades. Veja dicas relevantes para essa construção!

Direcione o seu currículo – veja dicas voltadas ao candidato

É fundamental que o currículo do candidato seja direcionado. Entretanto, a construção do seu currículo requer assertividade para que consiga alcançar o seu objetivo profissional, indo além da entrevista de emprego.

Sendo assim, para que o seu currículo seja visto como um documento importante, você deve conhecer os pontos fortes de sua carreira profissional e inseri-los de maneira objetiva.

Evite o excesso de informações 

Primeiramente, se atente para não colocar as informações de maneira excessiva, bem como, também não deve colocar informações minimizadas, de maneira que não ressaltem suas competências e habilidades.

Objetivo

 O objetivo no currículo precisa ser direto. Geralmente, o objetivo se refere ao cargo e ou a área de atuação. Por exemplo: analista de contas a pagar, assistente de faturamento, gerente de equipe etc.

A sua experiência profissional

A maneira como você descreve a sua experiência profissional é fundamental para que você tenha um currículo qualificado. Por isso, é importante que você respeite a ordem cronológica inversa, inserindo  a sua experiência atual ou a última para as anteriores.

Trajetória profissional

Certamente esse é um dos pontos principais da construção de um currículo. Por isso, deve ser sucinto e direcionado. Sendo assim, coloque o nome da empresa, o período de atuação e, de forma resumida, suas principais atividades exercidas.

Lembre-se de que a sua experiência profissional será melhor explorada durante a entrevista de emprego. Além disso, coloque resultados relevantes. Caso você possua muitas experiências, insira as mais importantes. Principalmente caso você tenha mudado de área de atuação nos últimos anos.

Escolaridade

A maneira como você insere a carreira acadêmica também é importante. Por isso, coloque cursos atuais, bem como, caso você seja um estudante, informe a modalidade de ensino. Ou seja, se estuda de maneira presencial ou online e ainda informe a previsão de término do seu curso.

Resumo, competências e habilidades 

Já o resumo do currículo é opcional, no entanto, pode ser interessante em alguns casos. Entretanto, relacione os pontos do seu resumo e a descrição da sua trajetória profissional, já que essa relação é procurada pelo selecionador. 

Por isso, quanto mais você conseguir ressaltar suas competências e habilidades de forma implícita na sua descrição, melhores serão seus resultados quanto a construção assertiva do seu currículo. Sendo assim, é importante que adapte essas dicas e aumente suas chances de melhor se apresentar pessoalmente em uma entrevista de emprego. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.