Currículo: caminho para a sua trajetória profissional 

A construção do seu currículo como um documento profissional pode ser um diferencial para a sua carreira. Veja dicas!

A construção do seu currículo como um documento profissional pode ser um diferencial para que você receba um convite para uma entrevista de emprego relacionada aos seus objetivos.

Currículo: caminho para a sua trajetória profissional 

 No entanto, para que você construa o seu currículo, essa elaboração precisa ser direcionada, de modo que você consiga alinhar as suas experiências profissionais ao seu objetivo atual.

 Por isso, primeiramente é importante que você tenha clareza de que é necessário que, na condição de candidato, você construa um currículo direcionado, eficiente e genuíno. Ou seja, as informações precisam ser sucintas, direcionadas e atualizadas.

Informações atualizadas

Sendo assim, é importante que você insira informações atualizadas. No campo referente aos seus dados pessoais destaque pelo menos duas formas de contato, podendo ser um telefone e um e-mail. Todavia, o seu e-mail não pode conter palavras pejorativas ou diminutivas. 

Ordem cronológica inversa

No que diz respeito à composição das suas experiências, as informações precisam ser inseridas de maneira cronológica inversa, considerando as mais atuais. Bem como, é importante também que você destaque informações importantes dentro da sua carreira profissional, considerando os seus feitos em seus empregos anteriores.

Insira informações principais sobre os pontos pertinentes a sua área de atuação

Sendo assim, insira informações principais sobre os pontos pertinentes a sua área de atuação. Posteriormente, esses serão pontos explorados em uma entrevista de emprego.

Informações adicionais como cursos, palestras e especializações são importantes. No entanto, só coloque como concluído, os cursos dos quais você possui certificado.

Informações acadêmicas 

Ademais, caso esteja estudando, informe a data de previsão do curso e a modalidade de ensino. Ou seja, informe se você estuda de maneira presencial ou online. Além disso, é importante que você construa um currículo objetivo, por isso, lembre-se de que no currículo menos é mais. Ou seja, mantenha letras e fontes padronizadas, não coloque fontes diferenciadas, evite excesso de informações. Além disso, visualmente, verifique se as informações estão organizadas.

Mantenha as plataformas online atualizadas 

É muito importante que você atualize as plataformas online, como a Catho, Vagas.com e LinkedIn, por exemplo. Assim sendo, irá direcionar sua carreira, ainda que esse direcionamento ocorra considerando apenas um longo prazo.

O seu currículo constrói um caminho para a sua trajetória profissional

O mais importante é que você tenha clareza de que o seu currículo é uma maneira de direcionar as suas habilidades e competências, construindo um caminho para a sua trajetória profissional. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.