Curiosidades sobre a Revolução Industrial: descubra quais são elas

Vamos conferir!

Curiosidades sobre a Revolução Industrial: confira!

O termo “Revolução Industrial” é usado para denominar o conjunto de transformações que aconteceu na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII.

O tema é amplamente abordado por questões de história geral dentro das mais importantes provas do Brasil, como os vestibulares e o ENEM.

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas curiosidades sobre a Revolução Industrial. Elas irão te ajudar a ampliar os seus conhecimentos sobre o evento e também podem ser  usadas como repertório na sua redação. Confira!

A invenção da pilha

Todos nós sabemos que a Revolução Industrial trouxe muitas inovações para o mundo em todas as suas fases. Porém, você sabia que uma delas é a pilha?

Isso mesmo. A pilha, que até hoje é utilizada em todo o mundo, foi inventada pelo italiano Alessandro Volta no início do século XIX, depois da Revolução Industrial. A pilha seria importantíssima para a época e complementaria as revoluções que estavam acontecendo devido às transformações industriais.

A ligação direta com o colonialismo

Dificilmente os alunos pensam em associar a Revolução Industrial com a expansão do colonialismo europeu sobre outras partes do mundo. Porém, esse é um fato que realmente aconteceu e que estava diretamente ligado às revoluções na indústria.

A expansão do colonialismo aconteceu porque, a partir do momento em que a Primeira e a Segunda revolução industrial se consolidaram no território da Europa, os europeus passaram a precisar de um maior mercado consumidor, mais matéria-prima e mais combustíveis fósseis.

Assim, eles viram na possibilidade de conquistar novas terras em outros lugares do mundo a chance de lucrar ainda mais. Dentre as consequências dessa mentalidade, podemos citar o neocolonialismo.

Nem todos aceitaram o evento

Nos dias de hoje, não passa pela nossa mente que a Primeira Revolução Industrial pudesse ter sido vista como um malefício para algumas pessoas. Entretanto, isso realmente aconteceu.

Alguns grupos, em especial aqueles que faziam parte do movimento ludista, eram contra as inovações proporcionadas pela Revolução Industrial na Inglaterra e entravam em fábricas para quebrar todas as ferramentas e máquinas como forma de protesto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.