As fases da Revolução Industrial: um resumo

Vai cair na sua prova!

As fases da Revolução Industrial: aquilo que você deve saber

O termo “revolução industrial” é utilizado para denominar um evento que teve início na Inglaterra, durante a segunda metade do século XVIII.

Porém, o evento não aconteceu de forma isolada e foi dividido em fases. Cada uma dessas etapas é abordada de forma frequente pelos vestibulares e pela prova do ENEM.

Assim, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje separou um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre as fases da Revolução Industrial. Vamos conferir!

As fases da Revolução Industrial: introdução

Como mencionado, a Revolução Industrial começou na Inglaterra e conta com três fases principais.

As transformações começaram a acontecer de forma significativa durante a segunda metade do século XVIII, mais especificamente no ano de 1760. Posteriormente, em outros momentos da história, as inovações voltariam a acontecer de diferentes maneiras e em diferentes partes do mundo.

Vamos conferir, a seguir, as principais informações sobre cada uma das três fases da Revolução Industrial.

Primeira Revolução Industrial

A primeira fase da Revolução Industrial, evento conhecido como “Primeira Revolução Industrial”, acontece entre os anos de 1760 e 1850, na Inglaterra.

O período foi caracterizado pela inserção do uso de máquinas dentro das fábricas, com um destaque para o tear.

Ainda, devemos destacar que a burguesia foi a grande financiadora dessa etapa de transformações, uma vez que os membros dessa classe social eram os donos dos meios de produção.

Segunda Revolução Industrial

O evento conhecido como “Segunda Revolução Industrial” caracteriza a segunda etapa desse longo processo de transformações e de inovações. A segunda etapa da Revolução Industrial aconteceu entre os anos de 1850 e 1950.

Dentre as principais características da Segunda Revolução Industrial, podemos citar a evolução do progresso tecnológico e a expansão da revolução industrial para outras nações do continente europeu.

Ainda, o período foi caracterizado pelo surgimento de importantes inovações em diversas áreas. Dentre elas, podemos citar a invenção da lâmpada, a criação do telefone e muitos outros.

Terceira Revolução Industrial

Por fim, a terceira fase da Revolução Industrial ficou conhecida como “Terceira Revolução Industrial” e teve início a partir da segunda metade do século XX.

Durante essa fase, podemos observar a expansão do uso de tecnologias, bem como o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento científico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.