Curiosidades: 4 cientistas influentes do século 20

Você sabe quais são os cientistas mais importantes do século 20? Sem sombra de dúvidas, eles inventaram ‘coisas’ que fazem nossa vida, hoje, ser muito melhor. Portanto, vale a pena conhecê-los um pouco mais de perto, não acha?

Não importa quais ferramentas esses cientistas usaram, cada um deles descobriu algo novo sobre o mundo em que vivemos e sobre nós mesmos no processo. Descubra a seguir!

Lista com os cientistas mais importantes do século XX

Albert Einstein

Albert Einstein (1879-1955) pode ter revolucionado o pensamento científico, mas o que fez o público adorá-lo foi seu senso de humor realista. Conhecido por fazer piadas curtas, Einstein era o cientista do povo.

Apesar de ser um dos homens mais brilhantes do século 20, o cientista parecia acessível, em parte porque sempre teve o cabelo despenteado, roupas desgrenhadas e falta de meias.

Durante toda a sua vida, Einstein trabalhou diligentemente para entender o mundo ao seu redor e, ao fazê-lo, desenvolveu a Teoria da Relatividade, que abriu as portas para a criação da bomba atômica.

Falamos mais sobre ele em um post exclusivo – Albert Einstein: Vida e teorias do Nobel de física

Marie Curie

Marie Curie (1867-1934) trabalhou em estreita colaboração com seu marido cientista, Pierre Curie (1859-1906), e juntos descobriram dois novos elementos: polônio e rádio. Infelizmente, o trabalho conjunto acabou quando Pierre morreu em 1906 pisoteado por um cavalo e uma carruagem ao tentar atravessar uma rua.

Logo após a morte de Pierre, Marie Curie continuou a pesquisar radioatividade (um termo que ela cunhou), e seu trabalho eventualmente lhe rendeu um segundo Prêmio Nobel. A cientista foi a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel.

O trabalho de Marie Curie levou ao uso dos raios X na medicina e lançou as bases para a nova disciplina da física atômica.

Niels Bohr

Niels Bohr (1885-1962), um físico dinamarquês, tinha apenas 37 anos quando ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1922 por seu progresso na compreensão da estrutura dos átomos (especificamente sua teoria de que os elétrons viviam fora do núcleo em órbitas de energia).

Bohr continuou sua importante pesquisa como diretor do Instituto de Física Teórica da Universidade de Copenhague pelo resto de sua vida, exceto durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas invadiram a Dinamarca, Bohr e sua família fugiram para a Suécia em um barco de pesca. Bohr então passou o resto da guerra na Inglaterra e nos Estados Unidos, ajudando os Aliados a criar uma bomba atômica. (Curiosamente, o filho de Niels Bohr, Aage Bohr, também ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1975.)

Jonas Salk

Jonas Salk (1914-1995) tornou-se um herói da noite para o dia, quando foi anunciado que ele havia inventado uma vacina contra a poliomielite. Antes de Salk criar a vacina, a poliomielite era uma doença viral devastadora que se tornou uma epidemia. Todos os anos, milhares de crianças e adultos morrem da doença ou ficam paralisados.

No início dos anos 1950, a gravidade das epidemias de poliomielite aumentava e se tornara uma das doenças infantis mais temidas. Quando os resultados positivos de um extenso teste experimental da nova vacina foram anunciados em 12 de abril de 1955, as pessoas comemoraram em todo o mundo. Jonas Salk se tornou um cientista amado.

E então, curtiu conhecer todos esses cientistas do século 20? Fique ligado, pois eles podem surgir em vestibulares e no Enem!

Não deixe de ler também – 4 documentários que abordam a ciência  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.