Como cuidar da autoestima?

Saber como cuidar da autoestima é tão importante quanto ter conhecimentos sobre como elevá-la. Assim temos chances de manter um equilíbrio mais elevado com relação ao que pensamos e sentimos por nós mesmos. Por isso, trouxemos algumas práticas que podem ajudar você nessa empreitada de conhecer a si mesmo e cuidar da imagem que constrói sobre si. Confira!

Como cuidar da autoestima?

Existem muitas formas de cuidar da autoestima. Algumas práticas podem ser implementadas em nossa rotina de forma recorrente, enquanto outras podem ser mais periódicas. De qualquer forma, cuidar da forma como nos enxergamos é uma ação contínua. Afinal, a autoestima não é estática… Haverá dias que nos sentiremos com a autoestima baixa e, em outros momentos, com a autoestima elevada. Faz parte da dinâmica da vida.

Porém, alguns pensamentos e atitudes podem ajudar a minimizar as crises de baixa autoestima que, muitas vezes, são provocadas pelos nossos próprios comportamentos. Confira as ideias que trouxemos:

1. Não se compare

Sabemos que em algumas situações isso pode ser um pouco difícil. Por exemplo, quando buscamos uma promoção no trabalho – se o nosso colega é “melhor”, acabamos caindo no erro de se comparar.

No entanto, esse tipo de atitude é injusta e pode contribuir para a diminuição da autoestima. Por conta disso, quando você se der conta de que está se comparando, tente reverter a situação. Ao invés de pensar no que o outro tem e você não, que tal trazer as suas qualidades para o pensamento?

2. Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento também pode contribuir – e muito – na hora de cuidar da autoestima. Afinal, se conhecemos os nossos pontos fortes, tendemos a ter uma visão mais positiva de nós mesmos.

Por isso, procure sempre ter conversas francas consigo mesmo. Entenda quem você é, o que sabe fazer, o que gosta de fazer, o que faz bem, e assim por diante. E, claro, saiba quais são os pontos de melhoria e busque aprimorá-los na medida do possível.

3. Jogue fora a ideia de perfeição

Busque jogar fora aquele pensamento de querer ser perfeito em tudo o que é feito. Até porque, convenhamos… Não existe perfeição. Nada neste mundo é perfeito, portanto, não precisamos nos maltratar quando as situações não saem 100% da forma como planejamos.

4. Aperfeiçoe-se

Busque se aperfeiçoar. Aprender coisas novas ou aprimorar conhecimentos e habilidades que você já tem são formas de cuidar da autoestima. Afinal, quando aprendemos algo novo e nos sentimos confiantes diante disso, a tendência é que tenhamos mais autoestima e uma visão tendencialmente mais positiva sobre quem somos.

5. Cuidado com as generalizações

As generalizações também devem ser evitadas. Se uma apresentação de trabalho não saiu como você planejou, cuide para não enxergar que essa será a regra na sua vida, e não uma exceção.

Lembre-se de que momentos ruins e falhas existem. Porém, isso não quer dizer que você só faz coisas ruins o tempo todo. Esse tipo de pensamento generalista é perigoso.

Se você quer cuidar da autoestima, pense em cada situação de forma pontual, não como uma verdade imutável. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.