Cuidado, motorista! Será que pode dirigir descalço? Veja o que o CTB aborda sobre o assunto

Confira quais são os sapatos permitidos e os proibidos para conduzir o veículo

Cuidado, motorista! Uma dúvida sobre a condução dos veículos é não saber se pode dirigir descalço. Por isso, acompanhe nesse artigo todas as informações a respeito de conduzir o veículo em tais condições e veja mais detalhes sobre o tema.

Então, em primeiro lugar, mesmo entre condutores habilitados há anos, é comum que surjam dúvidas a respeito dos tipos de calçados que são permitidos para dirigir.

Afinal, no Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, há regras sobre esta questão em particular. Sendo assim, saiba nos próximos tópicos se dirigir descalço é proibido ou permitido.

Então, o Código de Trânsito Brasileiro proíbe dirigir descalço ou não?

Sendo assim, confira agora quais são as regras sobre este assunto específico. Inicialmente, de acordo com o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, conhecido pela sigla MBFT, documento responsável pela fiscalização de órgãos ou entidades de trânsito estadual e rodoviário, a resposta desta questão é a seguinte. É considerado como infração, quando o condutor usa sapatos que não envolvam o calcanhar.

Diante disso, estão proibidos sapatos como: chinelos, sandálias sem alças traseiras ou até mesmo rasteirinhas. No caso do veículo ser um carro em movimento, é provável que haja uma abordagem.

Afinal de contas, os fiscais são instruídos para abordar as pessoas que aparentemente estão com roupas mais despojadas ou inclusive sem camisa, pois geralmente ao conduzir o carro, usam chinelo.

Agora, se o veículo for uma moto ou similares, não é necessário fazer a abordagem. Justamente, pelo fato de que é possível verificar se o condutor está de chinelo ou sapato que não envolve o calcanhar.

Assim, esse tipo de infração pode gerar uma penalidade de 4 pontos na carteira de habilitação, além de uma multa no valor de R$ 130,16.

A principal justificativa para a penalidade, é que quando o calçado não está fixo nos pés, pode comprometer a utilização dos pedais. Por exemplo, escapando do pé do condutor ou até mesmo dificulta o seu controle e mobilidade.

E tudo o que restringe a mobilidade do condutor pode causar riscos grandes de acidente. Dessa forma, é importante que o condutor evite esses tipos de sapatos abertos.

Aliás, vale ressaltar que os sapatos de bico fino e plataforma são também vetados diante do volante, mesmo que estes estejam presos ao tornozelo. E a justificativa é a mesma de quem conduz o veículo com chinelos ou rasteirinhas: podem prejudicar o controle dos pedais, e assim, causar grandes acidentes.

Então, pode dirigir descalço? Confira mais detalhes sobre esse tema

Então, será que é proibido dirigir descalço? Afinal, devido as inúmeras restrições de calçados para conduzir o veículo, é comum ter essa dúvida. E, bom, a resposta é não. Ou seja, conduzir o veículo dessa maneira é liberado.

A prática é liberada, justamente, porque os pés livres não possuem nenhum tipo de dificuldade de mobilidade. Sendo assim, a prática de dirigir descalço é liberada, sim, para todos os condutores. E na realidade, é recomendável pelos próprios agentes do trânsito. Ou seja, é a melhor maneira de evitar a multa e perda de pontos na carteira.

Por isso, independentemente de você realizar uma viagem curta ou longa, vale ressaltar que essa é a melhor opção até mesmo no quesito conforto para o próprio condutor. Além, é claro, de prevenir as possíveis infrações de trânsito que podem acontecer de uma forma sutil ao ponto do motorista sequer perceber.

Agora que você já sabe dessa informação, compartilhe para seus amigos que estão com medo de dirigir descalço. Assim, eles também saberão que não serão barrados pela fiscalização e prevenirão uma possível infração de trânsito, pois é uma prática completamente permitida.

Melhores opções de calçados para dirigir

Como você já sabe, dirigir descalço está entre uma das melhores opções para que você consiga dirigir com muito mais facilidade sem infringir as leis de trânsito. Mas, além disso, caso sinta desconforto, você pode optar por conduzir o veículo, utilizando o sapato fechado.

Desse modo, além da opção de dirigir descalço, o uso do tênis é recomendável. Afinal, cobrirá o calcanhar e trará o conforto que precisa para conduzir o seu veículo. A propósito, o seu uso é ideal para viagens mais longas, pois seus pés vão protegidos e previne o aparecimento de câimbras e outros infortúnios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.