Cuidado! Golpe com boletos falsos à espreita: conheça as estratégias para evitar cair nessa armadilha

Saiba como se proteger

Há uma presença significativa de indivíduos fraudulentos que buscam se aproveitar para ludibriar as pessoas por meio do esquema dos boletos falsos. Neste momento, considerando a vasta tecnologia que nos envolve e as variadas opções de transações eletrônicas, esse tipo de fraude foram aprimoradas. Observamos numerosos avisos e mensagens de e-mail reportando pagamentos em atraso e, durante esse período, há pessoas que acabam caindo nessa armadilha.

Pequenos documentos de cobrança chegam às mãos das pessoas, gerando dúvidas sobre a necessidade real de pagamento. Por medo de manchar sua reputação e pela conveniência de lidar com tudo por meio de um simples telefone, independentemente da localização, muitos acabam sendo enganados pelo esquema dos boletos falsos. No entanto, para ajudá-lo a discernir quais pagamentos devem ou não ser quitados, esse artigo apresentará as orientações sobre como identificá-los.

Como evitar o esquema dos boletos falsos

O que às vezes parece ser descomplicado e seguro, pode se transformar em uma fonte de dor de cabeça. Isso ocorre porque, quando a pessoa não possui dívidas pendentes, ela acaba perdendo seu dinheiro. A prática de cobrar com boletos falsos é mais frequente do que se imagina e está se tornando cada vez mais perigosa e sofisticada.

Mas, como não se tornar uma vítima? A seguir, estão algumas orientações para proteger-se ao efetuar o pagamento de suas contas.

Verifique a legitimidade da empresa cobradora

Quando um escritório ou empresa jurídica estiver cobrando você, assegure-se de que eles possuem a devida autorização para negociar sua dívida. Solicite documentos que comprovem essa autorização, pois o golpe começa já na cobrança inicial.

Credores legítimos não concedem reduções de débito de 80%. Essa é apenas uma estratégia utilizada pelos golpistas para convencer as pessoas a pagarem os boletos. Obviamente, se a oferta provém de feirões promovidos pelo Serasa, verifique no site se é genuína antes de efetuar o pagamento.

Analise os dados presentes no documento de pagamento

Boletos fraudulentos sempre apresentam características que podem ser facilmente analisadas. Verifique cuidadosamente os dígitos contidos no boleto. Se eles corresponderem ao valor a ser pago, provavelmente são autênticos; por outro lado, se houver divergências, é um indício de fraude.

No caso de cobranças de contas fixas, fique atento a qualquer discrepância inesperada. Confirme também as informações pessoais, como o CPF. Além disso, verifique se há erros de formatação e de português.

Observe também o código de pagamento. Os primeiros dígitos devem coincidir com os códigos do banco emissor do boleto. Ademais, antes de efetuar o pagamento, verifique se o beneficiário é de fato a instituição para a qual você deve. Acesse o site da Febraban e verifique os números bancários.

Investigue a procedência da instituição financeira e do banco

Se o boleto for emitido por uma instituição financeira, loja ou banco, pesquise sua reputação no site Reclame Aqui. Isso facilitará a verificação da sua existência. No caso de cobranças feitas por empresas de cobrança, verifique com o credor se elas têm autorização para negociar e enviar boletos.

Ao realizar compras online, prefira opções de pagamento que não envolvam boletos. Plataformas como PagSeguro ou Mercado Pago, por exemplo, oferecem segurança ao atuarem como intermediárias, o que proporciona tranquilidade caso algo dê errado.

Utilize leitura automática do código de barras

Em qualquer situação, opte por utilizar um leitor de código de barras. Geralmente, boletos adulterados não são compatíveis com essa forma de leitura, o que força a pessoa a digitar os números manualmente e, consequentemente, facilita o golpe.

Obtenha a segunda via do boleto no site do credor

Baixar a segunda via do boleto diretamente no site do credor que está realizando a cobrança reduz as chances de cair em golpes. Desconfie sempre de boletos recebidos por e-mail, principalmente se houver indicação de “Urgente”.

Ao efetuar o pagamento de uma conta, é de extrema importância verificar a procedência do endereço eletrônico, a origem do envio e o código de barras. Caso contrário, esteja atento a todos os aspectos mencionados para evitar cair no golpe dos boletos falsos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.