ÚLTIMO DIA, hoje(22), para inscrição no SiSU

Os interessados em participar do 2º processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023 têm até HOJE, 22 de junho, para se inscrever. De acordo com o cronograma do Ministério da Educação (MEC), o período de inscrição será encerrado às 23h59 (horário de Brasília). O prazo foi aberto na última segunda-feira (19).

O SiSU promove o ingresso de novos alunos em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria das vagas ofertadas por instituições federais – universidades e institutos. A classificação dos inscritos é feita por meio da nota obtida na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

SiSU 2023/2: Como se inscrever?

Tradicionalmente o MEC recebe as inscrições do SiSU de forma virtual e gratuita. Portanto, para se inscrever, os candidatos deverão acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e fazer login através da plataforma gov.br, com número de CPF e senha.

No momento da inscrição no SiSU, o estudante poderá escolher até duas opções de curso de graduação, sendo a 1ª opção a prioritária. Além disso, os candidatos devem indicar a modalidade de seleção: ampla concorrência, ações afirmativas, ou reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas.

A nota de corte de cada curso é atualizada ao final de cada dia do período de inscrição no SiSU. Desse modo, os candidatos poderão alterar o seu cadastro e mudar a opção de curso até o último dia de inscrição para aumentar as chances de conseguir uma vaga. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Mais de 51 mil vagas serão ofertadas no SiSU 2023/2, informa MEC
Mais de 51 mil vagas serão ofertadas no SiSU 2023/2, informa MEC. Imagem: Agência Brasil

Processo de Seleção

De acordo com o edital do SiSU, poderão se inscrever no SiSU somente os candidatos que tenham participado do Enem 2022 e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação.

O MEC não permitirá a participação de estudantes que tenham feito o exame na condição de “treineiro”, ou seja, aqueles que não têm o Ensino Médio completo e que fizeram o exame apenas para fins de autoconhecimento.

O edital estabelece ainda que o SiSU usará as notas obtidas na prova de redação e também nas quatro provas objetivas do Enem. Os pesos de cada uma das notas podem variar de acordo com o curso e com a instituição ofertante.

Resultado

O MEC divulga o resultado do SiSU através de apenas uma chamada regular. De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado do SiSU está prevista para o dia 27 de junho de 2023. Os selecionados deverão realizar as matrículas entre 29 de junho e 4 de julho.

Aqueles que não forem convocados nessa chamada regular poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera será do dia 27 de junho ao dia 7 de julho. As convocações através da lista de espera acontecerão a partir de 10 de julho.

SiSU do 2º semestre têm oferta de mais de 50 mil vagas

Conforme os dados divulgados pelo MEC, ao todo, o SiSU 2023/2 conta com a oferta de 51.277 vagas para 1.666 cursos de graduação de diversas áreas. Ao todo 65 instituições públicas de ensino superior de todo o país aderiram ao SiSU para a seleção de novos alunos para o 2º semestre.

As instituições (universidades e institutos) federais reservam pelo menos 50% do total das vagas para estudantes egressos de escolas da rede pública de ensino, havendo recorte de renda e percentual de oportunidades para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência (PcD).

Acesse o edital do SiSU 2023/2 na íntegra para mais informações. 

Leia também Inep informa que o Enem 2023 registrou mais de 4,6 milhões de pré-inscrições; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.