CRA: Comissão de Agricultura aprova incentivo para agricultura e pecuária de precisão

A Comissão de Agricultura (CRA) aprova incentivo para agricultura e pecuária de precisão. Confira informações da Agência Senado!

A Comissão de Agricultura (CRA) aprovou nesta quinta-feira (20)  a proposta da Câmara dos Deputados que cria a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão, de acordo com informações oficiais da Agência Senado.

CRA: Comissão de Agricultura aprova incentivo para agricultura e pecuária de precisão

O PL 149/2019, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Guaracy Silveira (PP-TO). Se não houver recurso para votação em Plenário, o projeto seguirá para sanção presidencial. De acordo com a Agência Senado, o objetivo da proposta é aumentar a produtividade e a lucratividade, reduzir o desperdício e os custos e garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica do setor.

Definição de agricultura e a pecuária de precisão

Segundo informações da Agência Senado, o texto define a agricultura e a pecuária de precisão como aquelas que adotam um “conjunto de ferramentas e tecnologias aplicadas em um sistema de gerenciamento agropecuário baseado na variabilidade espacial ou individual e temporal”. 

É o caso, por exemplo, do uso de máquinas agrícolas com sensores capazes de identificar a situação do solo. Outro exemplo são os pulverizadores de defensivos automatizados integrados a um GPS para evitar que o equipamento borrife duas vezes no mesmo local.

Tecnologia no setor

Essas tecnologias avançadas permitem uma avaliação precisa das áreas de plantio, levando em conta a diversidade e mudanças do solo e do clima. De acordo com Guaracy Silveira, o resultado é um aumento da produtividade e uma redução no uso de defensivos agrícolas e fertilizantes, informa a Agência Senado.

Sustentabilidade e inovação

Além disso, algumas das principais diretrizes da nova política são o apoio à inovação, à sustentabilidade e ao desenvolvimento tecnológico e à difusão dessas novas tecnologias, e o estímulo à ampliação da rede e da infraestrutura de pesquisa. Ele relatou que hoje é possível produzir, em uma mesma área, três vezes mais do que o que era produzido em 1970:

O que significa usar a terra do modo certo, com as sementes certas, com as ferramentas certas, com defensivos e fertilizantes certos — exemplificou o relator. 

Medidas

De acordo com informações oficiais da Agência Senado, o texto obriga os órgãos responsáveis pela formulação e regulação da política a criarem linhas de crédito para a aquisição de equipamentos, estimulando o investimento na agricultura e pecuária de precisão. Eles também devem ouvir as reivindicações e sugestões de representantes do setor de pesquisa e dos produtores rurais.

Tecnologia

Essas instituições deverão promover a conexão das propriedades rurais à internet, para viabilizar o acesso dos trabalhadores às informações fornecidas pelas máquinas com sensores e permitir o monitoramento do plantio e das aplicações de insumos, destaca a Agência Senado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.