Estudo FGV: Covid fará desigualdade aumentar na educação

Na pesquisa pode-se ver também que os estudantes brasileiros tiveram menos horas/aula do que a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDBE) estabelece

De acordo com um estudo da FGV Social, divulgada nesta terça-feira (20), o panorama está ainda mais acentuado de desigualdade educacional após a pandemia de covid-19.

Os números mostram que uma das principais razões para a discrepância de educação entre as classes é o fato de nem todos conseguirem acesso às aulas remotas. Mesmo quem tem celular, por exemplo, não tem pacote de dados de internet.

Na pesquisa pode-se ver também que os estudantes brasileiros tiveram menos horas/aula do que a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDBE) estabelece.

“A desigualdade educacional, que caía havia pelo menos 40 anos, vai aumentar agora na pandemia”, afirma o pesquisador Marcelo Neri ao portal Estadão.

Os resultados se baseiam no estudo ‘O Tempo para a Escola na Pandemia’, elaborado por Neri juntamente com Manuel Camillo Osorio. Eles procuraram se pautar pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lançada entre julho e agosto.

Pouca educação em todas as classes

Apesar do efeito negativo aparecer de forma mais pontual nas classes mais baixas, há também um panorama sobre a menor taxa de acesso à educação em todas as faixas de renda. Isso se refere ao período de pandemia.

De acordo com o estudo da FGV, os números espantosos da desigualdade se devem às falhas do sistema educacional. E isso não somente da rede pública como também da particular.

A saber, a jornada diária mínima estabelecida é de quatro horas, nos cinco dias da semana. Entretanto, durante a pandemia, a média ficou em 2,37 horas na faixa etária de 6 a 15 anos. Assim como ficou em 2,34 entre os alunos de 16 e 17 anos.

“A falta de atividades escolares pelos estudantes é mais relacionada à inexistência de oferta por parte das redes escolares do que a problemas de demanda dos próprios alunos”, ressalta Neri.

“Enquanto 13,5% dos estudantes de 6 a 15 anos não receberam materiais dos gestores educacionais e professores. Apenas 2,88% não utilizaram os materiais que receberam por alguma razão pessoal”, continua o pesquisador.

Há também desigualdade gritante na educação entre as regiões do País, mas mesmo os melhores exemplos apresentam números ruins.

“A análise territorial para o grupo de 6 a 15 anos mostra que o Acre é a última colocada entre as Unidades da Federação, com menos da metade do tempo para escola do líder Distrito Federal. 1,29 e 2,96, respectivamente. Nossos resultados mostram que, para além desta desigualdade amazônica, os melhores colocados entre os Estados e capitais também não tiveram um tempo para escola superior à jornada escolar mínima proposta pela LDBE”, frisa Marcelo Neri.

Leia mais – Corte no MEC pode afetar educação básica em até R$ 1 bilhão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.