Copom: conheça definição do termo e suas funcionalidades

Muito se tem ouvido essa sigla, então, chegou o momento de conhecê-la

O Copom é a sigla para Comitê de Política Monetária, e é uma organização vinculada ao Banco Central. Esse órgão é quem define taxas de juros conhecidas como Selic. Esse reajuste é feito a cada 45 dias. A reunião que decide essa taxa tem seus procedimentos bem definidos e busca ter sua decisão determinada em embasamentos claros e precisos. Confira mais definições e funções na matéria deste domingo (20) com o Notícias Concursos.

Um pouco mais sobre o Copom e o que o envolve

A definição das taxas a serem praticadas é debatida entre os membros e são usados pareceres técnicos para a tomada de decisão. A macroeconomia precisa ser estudada e levada em conta, bem como também os riscos devem ser devidamente levantados. A decisão é feita por meio de voto dos membros e eles são devidamente divulgados. O Copom, então, dita as diretrizes e taxas a serem estipuladas pelos próximos 45 dias.

Assim, leia: Nubank cancela compras de usuários em 2022; entenda o motivo

Copom
Copom: conheça definição do termo e suas funcionalidades – Foto: Canva Pro

O que é a taxa Selic?

Essa taxa, que é definida pelo Copom a cada 45 dias, é a taxa básica de juros do Brasil. As variações que a Selic sofre, levam todas as outras taxas que existem a variarem junto com ela. Se a pessoa pede um empréstimo ao banco, se investe o dinheiro em alguma ação, essas aplicações mudam à medida que a Selic muda.

Em sua última reunião para decidir os rumos da economia pelas próximas semanas, o Copom decidiu por colocar a taxa em 1.5%. Tal decisão assustou os investidores que não estavam preparados para essa decisão.

Com esse novo valor estipulado, a decisão entra para o 8° aumento consecutivo das taxas. O cenário tem se mostrado de aumento novamente devido à volta das incertezas causadas pela Covid 19. A pandemia, que já dura dois anos, mudou completamente o cenário econômico mundial.

No Brasil, a realidade não difere, e o atraso nas vacinações em um primeiro momento, complicou a situação por aqui. A nova onda que tem acontecido nos últimos dias tem preocupado especialistas e criado receios tanto nos economistas quanto na população.

Portanto, veja mais: Caixa prevê liberar até R$ 3 mil para ESTE grupo de trabalhadores

O mercado ainda está tentando se recuperar do impacto da primeira onda onde os comércios e instituições precisaram ficar completamente fechados. Somado a essa lenta recuperação, há ainda toda a incerteza que permeia o futuro. E para a economia voltar a respirar aliviada, é necessário um cenário mais promissor que ninguém ainda é capaz de garantir.

O que resta ao brasileiro comum, é lidar com essas decisões que vem de cima. O Copom, então, é o responsável por definir todo um setor da economia apenas com uma canetada.

Contudo, leia mais: Poupança: processo de planejamento financeiro flexível

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.