Copom: atualização da análise oficial sobre a economia

O Copom atualizou a análise oficial sobre a economia, considerando a manutenção da Selic em 13,75%. Saiba mais!

O Banco Central do Brasil divulgou a atualização da conjuntura econômica e do cenário do Comitê de Política Monetária (Copom), confira apontamentos destacáveis, conforme publicação oficial realizada na data desta publicação, 27 de setembro de 2022.

Copom: atualização da análise oficial sobre a economia

De acordo com informações oficiais do Comitê de Política Monetária (Copom), o ambiente externo mantém-se adverso e volátil, com contínuas revisões negativas para o crescimento das principais economias, em especial para a China. 

Os dados divulgados desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) reforçam a visão de que o mercado de trabalho americano, assim como de outras economias avançadas, segue aquecido. 

Fatores externos

No entanto, a reversão de políticas contracíclicas nas principais economias, a continuidade da Guerra na Ucrânia, com suas consequências sobre o fornecimento de gás natural para a Europa, e a manutenção da política de combate à Covid-19 na China reforçam uma perspectiva de desaceleração do crescimento global nos próximos trimestres, destaca o Comitê de Política Monetária (Copom).

O desafio do ambiente inflacionário

De acordo com informações oficiais do Comitê de Política Monetária (Copom), o ambiente inflacionário segue desafiador. Visto que observa-se uma normalização incipiente nas cadeias de suprimento e uma acomodação nos preços das principais commodities no período recente, o que deve levar a uma moderação nas pressões inflacionárias globais ligadas a bens. 

Por outro lado, o baixo grau de ociosidade do mercado de trabalho nessas economias sugere que pressões inflacionárias no setor de serviços podem demorar a se dissipar, analisa o Comitê de Política Monetária (Copom).

Política monetária 

Segundo destaca a recente divulgação oficial do Comitê de Política Monetária (Copom), o processo de normalização da política monetária nos países avançados prossegue na direção de taxas restritivas de forma sincronizada entre países, impactando as expectativas de 

O PIB e o âmbito doméstico

No âmbito doméstico, a divulgação do PIB apontou ritmo de crescimento acima do esperado no segundo trimestre. Observou-se crescimento robusto tanto no consumo quanto no investimento, destaca o Comitê de Política Monetária (Copom).

Além disso, o conjunto de indicadores divulgados desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) continua sinalizando crescimento na margem, ainda que mais moderado, e o mercado de trabalho seguiu em expansão, ainda que sem reversão completa da queda real dos salários observada nos últimos trimestres.

Inflação ao cliente final

A inflação ao consumidor, apesar da queda recente em itens mais voláteis e dos efeitos das medidas tributárias, segue elevada, conforme recente divulgação do Comitê de Política Monetária (Copom). 

As divulgações recentes foram fortemente influenciadas pela redução de preços administrados, em função tanto da queda de impostos quanto, em menor medida, das quedas dos preços internacionais de combustíveis. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.