Dicas para conviver com pessoas de temperamento difícil

Conviver com pessoas de temperamento difícil pode parecer uma tarefa árdua. Conseguir ouvir, manter a tranquilidade e não confrontar pode ser ainda mais complicado. No entanto, essas atitudes são essenciais para garantir o equilíbrio no relacionamento com uma pessoa dita como “difícil”.

Porém, como conviver com uma pessoa assim, especialmente no ambiente de trabalho? Como lidar com os impasses que surgem e as opiniões contrárias? Veja algumas dicas para lhe ajudar nesse sentido.

Dicas para conviver com pessoas de temperamento difícil

Conviver com pessoas de temperamento difícil é necessário. Estaremos encontrando elas em diversos campos e esferas da nossa vida. Seja no trabalho, na faculdade, na família ou na roda de amigos, sempre pode aparecer uma pessoa que, de maneira geral, desperta certo desconforto em nós.

Isso é extremamente natural! Afinal, não temos como agradar a todos e, tampouco, todos conseguirão agradar a nós. Ter isso em mente já ajuda bastante na hora de perceber que uma pessoa “difícil” é apenas uma pessoa diferente de você. E tudo bem!

Afinal, imagine que monótono seria o mundo se todas as pessoas agissem e pensassem absolutamente da mesma forma? Pois é. Considere, portanto, essa reflexão como um impulso para lidar melhor com pessoas de temperamento “forte”. Além disso, veja outras dicas a seguir:

1- Cuidado para não absorver tudo para si

O primeiro ponto que deve ser avaliado é o quanto você absorve a negatividade e as reclamações daquela pessoa. Lembre-se, ela está falando muito mais dela do que de outrem, e por isso você deve tomar cuidado com o quanto você está disposto a considerar o discurso dela.

É claro que você não precisa ignorar a outra pessoa. Porém, tente apenas ouvir, de maneira neutra, sem querer “puxar” para o seu lado ou simplesmente acatar a tudo que é dito.

2- Procure desenvolver a empatia sempre que puder

Coloque-se no lugar do outro. Conviver com pessoas de temperamento difícil pode ser mais simples quando você simplesmente coloca a empatia em prática. Assim, a tendência é que as emoções de raivairritação não sejam tão fortes em você. Afinal, imagine o que é se sentir “chato” diante das outras pessoas? Lembre-se disso antes de agir de forma rude com quem você julga ser difícil.

3- Não seja o tipo de pessoa que simplesmente confronta

Cuidado na hora de apresentar a sua opinião. Exaltar-se, xingar ou simplesmente dizer que o outro está errado, não são atitudes positivas. Para conviver com pessoas de temperamento difícil, tente manter a calma e fale sobre o que lhe incomoda, sem cobrar e sem agredir verbalmente. Mostre que você se preocupa com a situação e que está se abrindo apenas para que a pessoa possa receber uma crítica construtiva.

4- Observe se você também não está sendo difícil

Lembra da empatia? Pois bem, ela cabe aqui também. Tenha o cuidado e a atenção de observar as suas próprias atitudes para garantir que você não está sendo difícil também. Observe se a sua mente anda “fechada demais” para o diferente e analise a forma como você se porta diante do outro.

Acredite, muitas vezes o que “odiamos” no outro é algo muito forte em nós mesmos. 😉

5- Procure ser um exemplo positivo na hora de conviver com pessoas de temperamento difícil

Você também pode ser um exemplo positivo para essa pessoa. Aja com ela, de acordo como você gostaria que ela agisse com você: dando espaço para ela falar, conversando de forma tranquila e sem agredir, entre outros cuidados nestes sentido. Isso fará toda a diferença mais tarde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.