Controle Financeiro nas Demandas Imediatas

Demandas imediatas e planejamento financeiro em longo prazo 

O planejamento financeiro te ajuda a amparar as suas demandas imediatas, ao passo que direciona seus planejamentos em longo prazo, independentemente de sua renda atual.

Já que ao focar em seus hábitos financeiros, você modifica a maneira como você se relaciona com o dinheiro, e isso é fundamental para que alcance seus objetivos. Independentemente da renda que você possui no momento.

Insira a poupança em seus hábitos

Visto que pessoas de diferentes rendas encontram-se em situações financeiras muito parecidas por conta de endividamentos e ausências de planos.

Sendo assim, é importante que insira a poupança em seus hábitos, bem como, controle os seus consumos mensais dentro de um planejamento de finanças. Além disso, esse controle de rotina é fundamental, principalmente no início desse processo. 

Faça a separação de seus custos fixos e variáveis

Para viabilizar o seu controle de rotina é fundamental que você separe seus custos fixos de seus custos variáveis para que tenha clareza sobre a sua situação atual. Para isso, separe os custos fixos que são pertinentes às contas de consumo, como o fornecimento de água, energia elétrica, internet, telefone, aluguel,  dentre outras possibilidades. 

Assim, poderá verificar em seus custos variáveis quais são seus hábitos de consumo que podem ser modificados.

 Questione o seu comportamento de compra

O planejamento financeiro também pode ajudar a questionar o seu comportamento de compra e isso significa que poderá pensar sobre a necessidade real, antes de adquirir um produto.

Apenas o fato de você pensar sobre uma compra, já evita muitas compras feitas por impulsos. Além disso, ao adotar a poupança como um hábito, esse questionamento quanto ao seu próprio comportamento de compra se tornará natural.

Faça trocas financeiramente inteligentes

As trocas financeiramente inteligentes não precisam ser muito radicais. Sendo assim, você pode, por exemplo, trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Ou ainda, pode trocar uma conta bancária tradicional por uma conta bancária oferecida pelas fintechs. Já que a maioria das fintechs é totalmente isenta de taxas e possui as mesmas funcionalidades.

 São pequenas trocas que você faz em sua rotina que direcionam o seu planejamento financeiro.

 Controle a rotina e direcione suas metas em longo prazo

Faça um controle dentro da sua rotina e direcione um planejamento específico para seus objetivos em longo prazo.

Certamente, ao adequar a sua rotina, naturalmente conseguirá alcançar seus objetivos. Já que a sua relação com o dinheiro estará mais saudável, ainda que precise de um tempo de adaptação e adequação de gastos e ganhos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.