Conta de água agora pode ser paga via PIX NESTE estado brasileiro; Veja qual

A partir de agora os clientes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) poderão realizar o pagamento de faturas por meio do PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. De acordo com a companhia, nos próximos meses todas as contas de água serão emitidas com QR Code.

Para a Caesb, a novidade deve permitir que a fatura dos usuários seja quitada em um menor prazo. “Essa modalidade será uma opção a mais para o usuário da Companhia realizar os pagamentos da fatura de água e de esgoto pelos canais de arrecadação além dos já existentes (débito automático, autoatendimento, internet banking, correspondentes bancários, guichês de instituições bancárias credenciadas e agências lotéricas)”, disse.

Saiba como usar o PIX para pagar a conta de água

Para realizar o pagamento da conta de água via PIX, os consumidores devem acessar o aplicativo ou internet banking da sua instituição financeira de relacionamento. Em seguida, é necessário apontar a câmera do celular para o QR Code, localizado na parte inferior da fatura.

A Companhia ainda informa que a segunda via da fatura pode ser solicitada pelo app autoatendimento da Caesb, Portal de Serviços, Agência Virtual, Escritórios Regionais, Postos Na Hora, WhatsApp (exclusivo para moradores de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina) ou pela Central de Atendimento discando o número 115.

“A Caesb tem buscado se adequar às soluções de mercado que atendam às necessidades dos nossos usuários da maneira mais rápida e segura. O lançamento do Pix será feito por etapas para que todas as formas de pagamento possam contemplar essa opção, trazendo maior celeridade aos registros dos usuários”, afirma Sérgio Antunes Lemos, Diretor Financeiro e Comercial da Caesb.

Opção de pagamento das faturas de energia

Além da possibilidade de realizar o pagamento de contas de água via PIX, em janeiro deste ano foi aprovada uma resolução que obriga as distribuidoras de energia a disponibilizarem o PIX como forma de pagamento das faturas da conta de luz.  Vale lembrar que as distribuidoras de energia têm até 120 dias para se adaptarem às novas regras.

“O PIX veio para modernizar o sistema de pagamentos no Brasil e o Setor Elétrico não podia ficar de fora. Cabe à ANEEL exigir que todas as distribuidoras ofereçam essa opção, que tem as vantagens de ser instantânea e de facilitar a operacionalização por parte das empresas”, afirma Ricardo Tili, Diretor Relator do processo.

Para Sandoval Feitosa, Diretor-Geral do processo, a regulamentação dos pagamentos via PIX está em sintonia com a sociedade, tendo em vista a alta adesão da população ao sistema de pagamentos.  “Do ponto de vista comportamental, o PIX humaniza os processos, na medida em que o corte de energia por falta de pagamento pode ser evitado diante da comprovação imediata de que a fatura foi paga via PIX. É uma regulamentação que me deixa satisfeito como consumidor e regulador, pois vai melhorar ainda mais a experiência do consumidor final”, disse.

O PIX, lançado pelo Banco Central em 2020 caiu no gosto dos brasileiros e vem conquistando novos usuários todos os dias. Por meio do sistema de parâmetros é possível transferir recursos entre contas em poucos segundos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.