O seu currículo é um documento que deve ser considerado como uma espécie de vitrine profissional. Por isso, você deve direcionar a sua elaboração de forma assertiva objetiva e sucinta.
Construa o seu currículo de modo objetivo e atrativo
O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para uma análise inicial. Por isso, é primordial que você direcione a construção do seu currículo de modo assertivo e abrangente.
Direcione suas informações pessoais
Os seus dados pessoais devem ser inseridos de maneira objetiva. Sendo assim, não coloque vários telefones para contato, não insira o número de documentos ou dados de filiação, por exemplo. Além disso, é importante que você tenha atenção ao seu endereço de e-mail para que não insira um endereço que contenha palavras pejorativas.
Informe o cargo, hierarquia e área de atuação
O seu objetivo deve ser direto. Você pode informar o seu cargo pretendido dentro da sua área de atuação, através da atual hierarquia. Por exemplo: auxiliar contábil; analista de marketing digital; assistente de relacionamento com o cliente; gerente de projetos etc.
Destaque suas experiências profissionais
É importante que você destaque a sua experiência profissional de modo objetivo. Informe o nome das empresas pelas quais você passou e o seu período trabalhado em cada uma delas. Sobre as atividades exercidas é importante que você destaque a sua trajetória de forma sucinta.
Lembre-se de que o currículo é um documento que será explorado posteriormente. Por isso, não é viável que você informe uma narrativa concreta; já que esse fato pode fazer com que o seu currículo seja descartado, sem que seja devidamente analisado.
Escolaridade: cursos concluídos e cursos em andamento
No que se refere a sua carreira acadêmica, informe o nome das instituições nas quais você estudou e o período. Caso você esteja estudando, informe o nome do curso, previsão de término, instituição e modalidade de ensino.
Atualize o seu currículo nas plataformas online
Ademais, é importante que respeite a ordem cronológica inversa quando das informações, ou seja, priorize as informações atuais. Além disso, é viável que atualize o seu perfil LinkedIn; já que a plataforma é amplamente utilizada como um canal de recrutamento e seleção no mercado atual.
Dessa forma, o seu currículo será simples e direcionado, se destacando através da objetividade das informações; o que é primordial dentro do mercado de trabalho atual. Assim sendo, você eleva as oportunidades de se apresentar pessoalmente durante uma entrevista de emprego.