Quais as consequências de beber pouca água?

Muita gente diz que “não tem sede” e, por isso, não toma líquido o suficiente, ignorando as consequências de beber pouca água. Até porque, é válido destacarmos que a sede só surge quando o processo de desidratação do corpo já foi iniciado. Portanto, não precisamos consumir água apenas nesse momento, mas, sim, o ideal é ingerir uma quantidade razoável para o nosso corpo, todos os dias.

Caso contrário, poderemos enfrentar alguns problemas, como os que descrevemos no decorrer deste texto.

Quais as consequências de beber pouca água?

Existem muitas consequências de beber pouca água. Algumas podem ser percebidas no curto prazo, como é o caso da desidratação, e outras mais no longo prazo, como os problemas renais, por exemplo. Abaixo trouxemos informações sobre essas e outras situações que merecem atenção:

1. Desidratação

A desidratação pode ser bastante perigosa para o organismo, já que precisamos de água para sobreviver. Inicialmente, é possível perceber dor de cabeça, urina mais escura, falta de suor, sensação de cansaço, problemas digestivos, entre outros. Por isso, beber água é fundamental.

2. Problemas renais

Você também pode gostar:

Os nossos rins são responsáveis por “limpar” o nosso corpo, produzindo urina para, depois, expelir as toxinas que estavam presentes no organismo. Porém, quando não ingerimos uma quantidade adequada de água, os rins podem ter maiores dificuldades para “trabalhar”.

É aí que começam a surgir problemas como os cálculos renais, que causam crises extremamente dolorosas e desgastantes. Além disso, as infecções urinárias também podem ocorrer devido à falta de água o suficiente para eliminar as toxinas.

3. Constipação

O nosso intestino também necessita de água para produzir o bolo fecal e manter os movimentos intestinais funcionando adequadamente. Sendo assim, uma das consequências de beber pouca água é justamente ter a temida prisão de ventre.

Isto é, muitas pessoas têm dificuldade para ir ao banheiro evacuar e não se dão conta de que esse é um dos sinais de que talvez seja necessário consumir mais água no dia a dia.

4. Indisposição

A indisposição é outra das consequências de beber pouca água. Como há pouco líquido no organismo, o corpo pode ter dificuldades para transportar oxigênio e nutrientes para as células, resultando em uma sensação de cansaço e fadiga, mesmo depois de boas noites de sono.

Por isso, se você quer manter a sua energia corporal sempre em dia, não se esqueça de consumir a quantidade adequada de água para o seu organismo.

5. Ressecamento da pele

A pele não se mantém hidratada apenas com o uso de cremes corporais e faciais. A hidratação também precisa acontecer de dentro para fora, ou seja, é necessário ingerir uma boa quantidade de água para manter as células da pele mais saudáveis e hidratadas.

Sem esse tipo de ingestão diária, o tecido cutâneo pode começar a ficar mais ressecado e até mesmo frágil, o que, inclusive, pode aumentar, em muitos casos, as chances de desenvolvimento de rugas e linhas de expressão mais profundas.

Portanto, agora que você conhece algumas das consequências de beber pouca água, é hora de cuidar da hidratação, não acha?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.