Conheça as técnicas de redação que podem te ajudar em concursos

Saiba como construir um bom texto

É crescente a presença de redação nas provas de concursos. Então, para a maioria dos candidatos essa fase é um verdadeiro “bicho papão”. Todavia, a boa notícia é que a cada dia que passa, novas técnicas surgem para ajudar quem tem dificuldades com essa grande etapa.

A dificuldade para elaborar uma redação pode acontecer pelo fato do candidato não se preparar adequadamente. Ou então, não dar a atenção necessária que ela merece.

Pois, é sempre bom lembrar que a prova discursiva também reprova candidatos. Dessa maneira, é preciso estudar muito, principalmente as regras de ortografia, gramática, pontuação e acentuação para garantir uma boa redação.

Se você quer conhecer as técnicas de redação mais usadas pelos concurseiros é só continuar com a gente até o final. Assim, confira como elas podem te ajudar em concursos.

Confira a seguir as técnicas de redação para fazer um bom texto

Passar em um concurso público é o sonho de muitas pessoas. No entanto, é preciso muito estudo e dedicação do candidato para obter um bom resultado nas provas. Para assim, garantir uma vaga para o cargo que deseja atuar.

Entretanto, as provas não costumam cobrar apenas questões, na maioria dos concursos a redação também está presente e pode reprovar candidatos. Por isso, na hora de preparar a sua rotina de estudos, procure dar uma atenção especial para a prova discursiva. Pois, há muita coisa para se aprender nessa área.

Afinal, elaborar uma boa redação exige muito conhecimento das regras e palavras da Língua Portuguesa. Logo, que muitas vezes não damos a devida atenção que elas merecem.

Sendo assim, confira a seguir algumas técnicas que vão facilitar a sua vida na hora de realizar a redação de um concurso.

Comece pela estrutura

Saber escrever bem é fundamental para obter bons resultados em uma prova de concurso. Porém, nem todos conseguem alcançar uma boa pontuação devido a erros que, às vezes, nem percebemos.

Por isso não basta apenas saber escrever. Na realidade, para desenvolver uma redação, por exemplo, é preciso usar algumas técnicas. Afinal, existem diferentes gêneros textuais e cada um tem suas próprias regras.

Na maioria dos concursos é cobrada a redação dissertativa-argumentativa. Assim, nesse caso a estrutura do texto deve ser formada por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Além disso, o candidato deve debater um assunto, colocando claramente sua posição e sustentando-a com fatos, estatísticas, citações e outras evidências.

Use uma linguagem formal

Apresentar uma boa redação exige muita atenção com a linguagem. Então, isso acontece porque estamos vivendo em um mundo onde uma palavra errada pode causar muitos transtornos.

Portanto, procure saber o significado das palavras que não faz muito uso, mas que podem vir a ser usadas na redação. Afinal, usar de palavras com sentido ambíguo, pode se tornar um grande problema.

Isso acontece pelo simples fato de inserir uma palavra sem sentido no meio do texto. Então, se não souber qual é o verdadeiro sentido da palavra que está usando, ao praticar para a prova, troque por outra que saiba o significado.

Outra dica muito importante é nunca usar gírias ou palavras chulas em uma redação. Assim, procure sempre usar palavras adequadas e que façam sentido. Vale lembrar que na redação, o ideal é sempre usar a norma padrão do idioma.

Uma das técnicas de redação é praticar a leitura

Como já dissemos anteriormente, para desenvolver uma boa redação não basta apenas saber escrever. Na verdade, é preciso também ter conhecimento e entendimento sobre o que será apresentado.

Por isso, o uso da leitura é primordial para quem deseja elaborar uma redação de qualidade. Afinal, a prática da leitura ajuda a melhorar a concentração e posteriormente vai gerar mais benefícios na hora de preparar o texto.

Por fim, podemos dizer que o uso frequente da leitura estimula o cérebro. Desse modo, auxilia na compreensão e organização da memória. Além disso, amplia o vocabulário e ainda permite com que a grafia das palavras seja compreendida mais facilmente.

Para finalizar, é fundamental lembrar sempre que todas essas técnicas devem ser usadas juntas. Ou seja, não basta apenas respeitar a estrutura ou aplicar corretamente o uso das palavras.

É necessário também demonstrar seus conhecimentos sobre o assunto e sobretudo ter coerência sobre o que vai apresentar.

Agora que você já conhece as melhores técnicas para desenvolver uma boa redação, é só colocar em prática tudo o que aprendeu. Dessa forma, assim conseguirá alcançar uma boa pontuação no concurso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.